A Secretaria Municipal de Saúde de Lagarto vem a público informar os fatos relacionados ao óbito de uma criança de 8 meses ocorrido, no último dia 24 de maio. A SMS informa que a criança era acompanhada pela equipe de saúde da unidade do território, vinculada à Clínica de Saúde da Família José Antônio Maroto.
Porém, no dia 23 de maio deste ano, a criança deu entrada na referida unidade apresentando dor abdominal, diarreia e vômitos, aos quais foi prescrito o medicamento Dipirona, administrado por injeção intramuscular, para tratar os sintomas, não sendo observada nenhuma reação adversa e apresentando melhora do quadro.
A criança foi liberada. Porém, no dia seguinte, a criança retornou à unidade nos braços da responsável, sendo atendida de imediato e identificado que a mesma já estava em parada cardiorrespiratória. A equipe iniciou as manobras de ressuscitação de acordo com os protocolos, sendo transportada para o Hospital Universitário de Lagarto, com acompanhamento da equipe médica e de enfermagem para prosseguimento do atendimento de alta complexidade.
Já no HUL, a criança teve uma broncoaspiração em virtude de grande quantidade de secreção. Lamentavelmente, a criança veio a óbito logo em seguida. A SMS ressalta que o procedimento realizado na unidade do Maroto está de acordo com as normas técnicas vigentes e que prestou todo o atendimento e assistência ao paciente.
A Secretaria Municipal de Saúde de Lagarto expressa suas mais sinceras condolências e solidariedade à família. Neste momento de imensa dor, oferecemos nosso apoio e sentimentos mais profundos pela irreparável perda.
Enviado pela Prefeitura de Lagarto