O prefeito de Aracaju em exercício, Ricardo Marques, na terça-feira, dia 15, esteve na Avenida Pantanal, no bairro Inácio Barbosa, com famílias que tiveram suas casas afetadas pelas fortes chuvas do último fim de semana. A ação faz parte do trabalho contínuo de acompanhamento e apoio à comunidade, que recebeu assistência ainda no dia do ocorrido. A visita contou com a presença da secretária da Família e da Assistência Social, Simone Valadares, da coordenadora da Defesa Civil de Aracaju, Valéria Bispo, e de representantes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).
“Estamos aqui no Pantanal, na área conhecida como Vila do Rato. No último fim de semana, durante aquele temporal de sexta para sábado, por conta de um terreno localizado nesta região, tudo aqui acabou alagado. A água invadiu várias casas. Mas, por orientação da prefeita Emília Corrêa, toda a assistência necessária foi prestada. Tivemos atuação imediata dos serviços assistenciais, além da presença da Defesa Civil, e também da Emurb, junto com a Emsurb. Toda a estrutura da Prefeitura esteve aqui, garantindo o apoio necessário aos moradores”, afirmou o prefeito em exercício.
A secretária Simone Valadares destacou que, desde o dia do ocorrido, as famílias vêm recebendo o devido suporte. “A Prefeitura de Aracaju esteve aqui para avaliar a situação e oferecer os benefícios emergenciais, já que se trata de um caso realmente urgente. As assistentes sociais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) fizeram os cadastros de todas as pessoas atendidas, que estão sendo acompanhadas. Aqueles que não estavam no local no momento do atendimento foram orientados a procurar o Cras mais próximo. Esse atendimento já está em andamento desde ontem e continua hoje, com a entrega dos benefícios eventuais necessários, como colchões, cestas básicas, kits de higiene e de limpeza”, explicou.
Para Gislaine Alves, dona de casa e mãe solo de oito filhos, o apoio das equipes da prefeitura tem sido essencial. “Foi uma madrugada muito difícil para todos nós que moramos aqui. Quando tudo transbordou, a água invadiu quase todas as casas, trazendo ratos, animais mortos e muita sujeira”, relatou, expressando gratidão pela ajuda recebida. “Fico muito feliz com a presença do vice-prefeito Ricardo Marques e da equipe da prefeita Emília Corrêa”, completou.
Ações preventivas e permanentes
O engenheiro civil da Emurb, José Alberto Bispo Nascimento, informou que, a partir desta quarta-feira, 16, equipes da empresa estarão no local para realizar os serviços necessários. “Inicialmente, vamos fazer a manutenção das bocas de lobo que já existem, além de duplicá-las. Também será construída uma sarjeta na entrada da via para evitar que a água da avenida venha para cá, o que ajudará a reduzir o volume acumulado. No dia do ocorrido, junto com a grande quantidade de água, veio muito material, como areia, que acabou obstruindo as bocas de lobo. Vamos ainda realizar o levantamento topográfico da área para termos uma estimativa de custo da pavimentação”, explicou.
A coordenadora da Defesa Civil, Valéria Bispo, também ressaltou as ações adotadas para reduzir os efeitos das chuvas. “Realizamos um levantamento no local e, a partir de amanhã, serão iniciadas as intervenções. Vamos atuar com medidas preventivas e mitigatórias para evitar que novos alagamentos aconteçam aqui na Vila do Rato. Nossas equipes seguem monitorando, de forma contínua, diversos pontos da cidade, com o objetivo de garantir segurança e acolhimento à população”, finalizou.
Por Agência Aracaju de Notícias