Visando a garantia de uma gestão pública de transparência e participação popular, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), convida a população para a audiência pública de construção da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. O evento ocorrerá nesta quarta-feira, 14, às 19h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco da Silva, localizada no bairro Lamarão.
Por meio da audiência pública, a administração municipal ouve a população em relação às necessidades do seu bairro. A partir disso é definido o orçamento que será utilizado para as diretrizes, metas e demandas prioritárias na construção da LDO e elaboração do orçamento anual (LOA) do governo municipal. Este é um compromisso da nova gestão para garantir uma participação popular mais humana e eficiente.
“Através da realização de uma audiência pública presencial e com a Prefeitura indo aos bairros, a Seplog está buscando aproximar mais a gestão da população e elaborar metas e diretrizes para a utilização do recurso público da forma mais responsável, consciente e eficaz possível. A transparência é uma das prioridades da prefeita Emília Corrêa e temos o dever de seguir essas diretrizes”, afirma o secretário da pasta, Thyago Silva.
Não é preciso fazer nenhum tipo de inscrição ou cadastro anteriormente para participar. Na ocasião, a população terá a oportunidade de indicar o que se faz necessário em sua comunidade e apontar sugestões que resultarão em políticas públicas específicas, como ações, serviços e obras ligadas a áreas da saúde, educação, esporte e lazer, saneamento, segurança, infraestrutura, entre outros. O evento também contará com tradutor de libras, que auxiliará a comunicação para pessoas com deficiência.
A primeira audiência pública para a LDO 2026 foi realizada na última quarta, 7, no bairro Santa Maria. Além da escuta presencial, a gestão também está realizando a consulta pública de modo virtual, por meio de formulário no site da Prefeitura.