A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) possui um serviço voltado ao atendimento especializado às crianças e aos adolescentes. Trata-se do Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca), um ambulatório completo com equipe especializada, que funciona na Rua Sergipe, no bairro Siqueira Campos. Durante todo o ano de 2015, o serviço realizou 17.511 atendimentos para esse público.
De acordo com a gerente do Cemca, Gilziane Araújo, o Centro presta serviços previamente agendados via regulação, na faixa etária de 0 a 17 anos 11 meses e 29 dias. “São 26 profissionais trabalhando nesse Centro, que oferece consultas e procedimentos em 15 especialidades Médicas: Cardiologia, Alergia/Imunológica, Gastroenterologia, Pneumologia, Cirurgia Pediátrica, Ortopedia, Otorrinolaringologista, Homeopatia, Endocrinologia, Neuropediatria, Neonatologia, Dermatologia, Urologia, Geneticista e Reumatologista, além do serviço de Enfermagem, Nutrição, Serviço Social e Terapias (Fonoaudiologia, Psicologia)”, explicou.
O atendimento que mais teve consultas realizadas no ano passado foi o de otorrinolaringologia pediátrica, com 2.647 atendimentos. A neuropediatria realizou, no mesmo período, 2.312 consultas. A endocrinologia ofertou 1.584 atendimentos; a cardiologia 1.395; as consultas em alergia e imunologia contabilizaram 1.353 atendimentos, já as consultas em gastroenterologia infantil resultaram em 1.304 atendimentos e a cirurgia pediátrica 1.196.
“Também tivemos um aumento do número de consultas em: ortopedia pediátrica, com 848 atendimentos; 802 consultas de pneumologia; 644 consultas de nutrição; além de 548 em psicologia; 524 consultas de enfermagem; 379 atendimentos de reumatologia; entre outras especialidades. Lembrando que os consultórios são todos personalizados com desenhos infantis para recepcionar melhor as crianças”, acrescentou Gilziane.
Para a mãe Maria de Fátima, que tem um filho de sete anos, o atendimento no Cemca é excelente e os profissionais são bastante atenciosos. “Meu filho está fazendo tratamento de fonoaudiologia. Ele já fez dez sessões e agora está iniciando mais dez. O atendimento é muito bom. A médica conversa muito com meu filho, faz ele se distrair, pois ele não gosta de falar muito, mas está perdendo mais a vergonha. Não me arrependo de vim uma vez na semana aqui para ele receber esse atendimento”, informou a mãe.
Já Luana Sena, mãe do pequeno Wellington Miguel, de 2 anos e meio, afirmou que é primeira vez que procura o atendimento no Centro. “Meu filho só andava gripado e eu o levava ao Hospital Municipal, aí a médica de lá pediu que eu procurasse esse serviço para ver se ele está com alguma alergia. E hoje vim com ele pela primeira vez para fazer a consulta de alergia. Eu marquei a consulta e consegui essa vaga pra ele. O médico daqui passou alguns exames e enfim vou saber se ele tem alergia ou não”, destacou.
Os profissionais do Cemca também realizam reuniões com o grupo de obesidade infantil e adolescente mensal, composto por uma equipe multidisciplinar (Endocrinologista, Nutricionista, Enfermeira, Assistente Social e Psicóloga), que atende a 50 crianças e adolescentes cadastrados, através de palestras educativas e recreativas mensais. E também ofertam reuniões com o grupo de diabéticos com crianças e adolescente, juntamente com a equipe multidisciplinar.
Microcefalia
O Cemca também é o serviço que está ofertando atendimento às crianças que nascem com Microcefalia e recebem o acompanhamento com geneticista e com diversos outros especialistas. Atualmente, Aracaju cobre os casos de Microcefalia dos municípios de: Barra dos Coqueiros, Itaporanga D’Ajuda, Laranjeiras, São Cristóvão, Divina Pastora, Rosário do Catete, Riachuelo e Nossa Senhora do Socorro (além da própria Capital). Os demais municípios sergipanos são atendidos no Hospital Universitário, através da Rede Estadual de Saúde.