Através de uma nota púbica, emitida neste domingo, dia 20, a Prefeitura de Aracaju negou ter feito qualquer doação de massa asfáltica para prefeituras sergipanas, como foi denunciado em setores isolados da mídia sergipana. A PMA explica que a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) possui uma Usina de Asfalto, localizada no km 4 da Rodovia João Bebe Água, no município de São Cristóvão, onde são produzidas de 70 a 100 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) por dia, de segunda a sábado, de acordo com a necessidade. Diz ainda que a unidade de produção de asfalto, além de atender a PMA, que utiliza em média 50 toneladas do material por dia, também presta serviços a outras empresas e prefeituras, conforme o Art. 3° da Lei n° 429/75, de 22 de setembro de 1975. O lucro obtido nos contratos é revertido para obras executadas pela administração municipal.
“A Prefeitura esclarece, ainda, que possui contratos permanentes com empresas, a exemplo da Casa Nova e Camel, prestadores de serviço da Companhia Estadual de Saneamento (Deso), fornecendo massa asfáltica para ser utilizada na recuperação do pavimento nas obras executadas pela Deso. Com relação ao fornecimento de 20 toneladas de asfalto, que representa o valor de R$ 8 mil, a Emurb informa que essa quantidade foi cedida à Prefeitura de Frei Paulo a título de empréstimo emergencial, ficando a administração daquele município ressarcir a mesma quantidade em um prazo de até três meses”, diz a nota.
Quanto aos serviços de tapa-buracos e Rodando no Macio, a Emurb esclarece que, nos dois anos e 8 meses de gestão, foram executadas uma média de 32 km anuais de pavimentação asfáltica no município de Aracaju, superando, em muito, todas as administrações anteriores. “Por fim, a Prefeitura de Aracaju informa que o programa Rodando no Macio prossegue em toda a cidade e, nos próximos dias, será concluído o recapeamento asfáltico da Avenida Heráclito Rollemberg e ampliado esse benefício para outros locais”, finaliza.