Na manhã desta terça-feira, dia 12, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou um novo ciclo de proteção contra a covid-19. Desta vez, as Unidades de Saúde da Família (USFs) e os postos de vacinação, montados nos três shoppings da capital, estão aplicando a vacina de reforço bivalente para idosos com 60 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos de idade.
A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, frisa que, neste momento, o Ministério da Saúde liberou as doses para grupos prioritários.
“Estamos iniciando, nesta semana, um momento muito importante de continuidade à proteção contra a covid-19. Sabemos que a única maneira eficaz de reduzir as formas graves da doença e a morte é se vacinando. Portanto, além dos idosos a partir dos 60 anos, pessoas imunocomprometidas também podem receber o imunizante, ou seja, aquelas em tratamento de câncer, hemodiálise, com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos [rim, fígado, coração, pulmão], e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas [artrite reumatoide, espondilite anquilosante, psoríase, artrite psoriática, esclerose múltipla, lúpus eritematoso sistêmico, crohn, retocoloite ulcerativa]”, destaca a gestora.
Todas as USFs estão aplicando a vacina de reforço bivalente e os idosos demonstram comprometimento quando o assunto é proteção à covid-19. O fluxo na USF Dona Sinhazinha, no bairro Luzia, por exemplo, foi movimentado.
O usuário Paulo Moacir de Castro, de 66 anos, morador do bairro 13 de Julho, foi uma das pessoas que garantiu o reforço logo no primeiro dia do novo ciclo.
“A vacina é tão importante que temos que aproveitar sempre a possibilidade de nos vacinar e não deixar que as pessoas se contaminem, para que a pandemia não se alastre. Por mais que se pense que acabou, ela ainda não acabou e, neste momento, principalmente os idosos que já podem vir, compareçam às unidades, é rápido e muito tranquilo, não tem dificuldade nenhuma”, conta Paulo.
Aos 45 anos de idade, ngela Carla Nunes Santos também compareceu à unidade para receber o reforço bivalente. Ela convive com a doença de Cronh, patologia inflamatória crônica que se enquadra no grupo de pessoas imunocomprometidas.
“Todas as vezes que libera a vacinação e, agora o reforço, eu venho logo receber a minha aplicação porque é muito importante para proteger não só a gente que é imunossuprimido, mas também as outras pessoas”, completa ngela.
O usuário Rômulo Cruz dos Anjos, de 62 anos, já havia procurado a unidade para receber o reforço, tamanha a importância que dá ao cuidado contra a covid.
“Assim que eu vi passar na televisão que essa vacina ia ser liberada vim no posto me vacinar, mas, na verdade, era no outro dia. Voltei hoje porque esse é um compromisso de todos, cada um fazendo a sua parte fica tudo certo”, conclui Rômulo.
Locais de vacinação
A Saúde de Aracaju disponibiliza o reforço bivalente em todas as 45 USFs de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; e em 18 unidades com horário estendido até às 18h. São elas: USFs Antônio Alves, Augusto Franco, Geraldo Magela, Ministro Costa, Dona Sinhazinha, Ávila Nabuco, Marx de Carvalho, Hugo Gurgel, Joaldo Barbosa, Manoel de Souza, Fernando Sampaio, Edézio Vireira, Cândida Alves, Dona Jovem, Francisco Fonseca, José Machado, José Calumby e Onésimo Pinto. Nos três shoppings Aracaju Parque, Jardins e Riomar, a vacinação acontece das 10h às 16h. Para receber o imunizante, o usuário deve apresentar o cartão de vacina e o documento oficial com foto.