PMA também determina que empresas reforcem higienização nos ônibus
A Prefeitura de Aracaju segue adotando medidas para enfrentamento ao coronavírus (covid-19). Neste sentido, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) promoveu, nesta quinta-feira, 19, uma ação de conscientização entre os permissionários que exercem suas atividades de comércio nos mercados Maria Virgínia Leite Franco, Thales Ferraz e Antônio Franco, na região central da cidade.
Durante a ação, foram distribuídos panfletos informativos sobre os cuidados necessários à prevenção ao novo coronavírus (covid-19) para cerca de dois mil permissionários que trabalham nos três mercados. Em cada box, os fiscais da Emsurbl explicavam sobre a importância dos cuidados diários com a higienização das mãos com água e sabão, sempre que possível, e o uso do álcool em gel. Os donos de bares e restaurantes localizados nestes espaços também receberam orientações para manter o distanciamento entre as mesas.
Ainda como medida preventiva, a empresa municipal irá, nesta sexta-feira, dia 20, instalar em pontos estratégicos, com circulação de pessoas nos mercados centrais e setoriais, dispensers com álcool em gel, além da fixação de banners e distribuição de panfletos informativos. Segundo o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, além dos mercados, a Prefeitura discute outras medidas com o objetivo de prevenir a disseminação do novo coronavírus nas feiras livres.
“A partir da próxima semana iremos readequar as feiras livres como forma de garantir o cumprimento das regras de distanciamento social e higienização, conforme as determinações incluídas no decreto nº 6098/2020, assinado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, que estabelece medidas de enfrentamento ao novo coronavírus”, garante Luiz Roberto.
Os comerciantes de produtos eletrônicos e acessórios para telefonia, Maria Vilma Gomes e Josivaldo dos Santos, aprovaram a iniciativa. “Aqui na minha lojinha estou tendo muito cuidado. Lavo as mãos com água e sabão sempre que posso, e coloquei à disposição dos clientes álcool em gel. Além disso, quando vou fazer serviço em algum celular passo uma solução para limpeza do aparelho”, afirmou Josivaldo. “Quanto mais informação melhor”, acrescentou Maria Vilma.
Eduardo Correia, proprietário de uma lanchonete no mercado Antônio Franco, recebeu a ação de forma positiva. Na ocasião, ele afirmou ainda que já estava adaptando a rotina do seu estabelecimento visando a prevenção.
“Achei ótima essa ação que vai deixar as pessoas mais esclarecidas sobre esse novo vírus. Como trabalho com alimentação, estou redobrando os cuidados com a higienização das panelas e demais utensílios, além de reforçar entre os funcionários a lavagem correta das mãos”, disse Eduardo.
“Quanto mais divulgação for feita, mais conscientes as pessoas ficam. Por isso, acho importante ações como essa”, comentou Amélia da Silva, proprietária de um dos bares do mercado Maria Virgínia Leite Franco.
MonitorAju
Dentre as medidas para o enfrentamento ao coronavírus (covid-19) e combate à propagação de notícias falsas, a Prefeitura de Aracaju, de forma inovadora, criou o “MonitorAju”, um serviço telefônico a partir do qual os cidadãos podem obter esclarecimentos sobre a doença e informar quadros suspeitos. As dúvidas são respondidas por servidores da Secretaria Municipal da Saúde, gratuitamente, pelo número 156.