Informe publicitário
Mais de 400 mil foliões passaram pela avenida Santos Dumont, na Orla da Atalaia, em Aracaju, entre os dias 3 e 5 de novembro, quando foram acompanhar e se divertir na maior prévia carnavalesca do Brasil: o Pré-Caju. O evento, realizado com o total apoio da Prefeitura de Aracaju, contou com a atuação das diversas secretarias e órgãos municipais, por isso pôde garantir aos foliões segurança, tranquilidade, limpeza, assistência social, acessibilidade, além de ter trazido centenas de turistas para a capital e ter fomentado o desenvolvimento da economia local.
Por se tratar de uma festa democrática, o Pré-Caju agradou a todos e levou alegria não só aos aracajuanos, mas também para turistas que vieram de todos os cantos do Brasil, que se encantaram com a cidade de Aracaju e com a prévia carnavalesca. Antes mesmo do anúncio da festa e da divulgação e organização desse grande evento, a Gestão Municipal já vem trabalhando ao longo do ano para divulgar não só a festa como também a capital sergipana enquanto destino turístico, esforços que resultaram em uma ocupação de 100% na rede hoteleira de Aracaju.
O secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga, explica que a administração municipal deu todo o suporte necessário para o sucesso do Pré-Caju, desde a sua retomada no ano passado, o que fez com que os cidadãos e visitantes pudessem aproveitar todo o potencial do evento e da cidade. “O Pré-Caju pode ser considerado também um grande cartão de visitas para a capital, uma vez que é realizada em um dos principais pontos turísticos da cidade e também por trazer a oportunidade de apresentar o quanto a capital é organizada e possui a infraestrutura necessária para receber visitantes, o que é especialmente importante com a chegada do verão. A festa reforça, então, a capital como destino, se tornando uma aliada na divulgação que fazemos ao longo de todo o ano”, disse.
Uma festa dessa magnitude, que contou com a presença de pessoas que vieram de todos os cantos do país, trouxe ainda para Aracaju um aumento na geração de empregos e de renda, impulsionando setores como hotéis, bares, restaurantes, comércio, entre tantos outros. Para além disso, houve também uma elevação na arrecadação de impostos, em consequência dessa atividade econômica mais intensa nos dias do evento.
“O Pré-Caju é um evento que projeta a nossa cidade no cenário nacional, atraindo turistas de outras cidades do próprio estado de Sergipe, mas também de outras regiões do Brasil. Quando essas pessoas vêm aproveitar a festa, elas consomem produtos e serviços. Hospedam-se nos nossos hotéis, comem nos restaurantes, fazem compras no nosso comércio e tudo isso faz com que a economia gire. A atividade econômica é aquecida nesse período e isso acaba gerando maior arrecadação de impostos, tanto para o estado quanto para o município”, ressalta o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos.
Satisfação
Quem participou do Pré-Caju, seja como folião ou como dono de estabelecimento comercial, teceu elogios à festa e a toda a estrutura que a administração municipal colocou à disposição para melhor atender os cidadãos aracajuanos e os turistas que vieram aproveitar a prévia carnavalesca na cidade. A paulista Thaís Miola conta que já esteve em Aracaju outras três vezes e que é sempre uma alegria poder sentir o clima calmo e tranquilo da cidade, além de admirar sua beleza natural. Essa foi a primeira vez que ela participou do Pré-Caju e avaliou de maneira positiva o evento e o apoio da Prefeitura para a realização da festa.
“Eu estou achando tudo ótimo. Uma festa muito organizada, com bastante segurança, a gente fica super tranquilo de curtir os trios. Está tudo muito ótimo. O trânsito estava um pouco engarrafado para vir pra cá hoje, o que é normal por causa da festa, mas eu vi que tinha toda a orientação que estava sendo dada pelos agentes de trânsito. Tudo muito organizado mesmo”, avaliou a turista.
O setor hoteleiro comemorou bastante a realização da festa. Paulo Viana, proprietário do Hotel Viamar, localizado na avenida Santos Dumont, também elogiou o apoio logístico da Prefeitura. “O Pré-Caju é uma festa que todo sergipano sempre gostou e teve muito orgulho. A volta da festa no ano passado foi muito boa para o estado todo, no sentido da economia, inclusive para o setor de hotelaria. Este ano a procura foi muito boa, tivemos uma ocupação excelente para o período do evento. Além disso, a festa está muito linda, segura, estamos vendo todo o policiamento sendo bem efetuado pelas forças de segurança do estado e do município. A gente espera que o Pré-Caju permaneça no calendário de eventos da cidade. O fato de ter acontecido na orla, com o evento na nossa porta, valoriza ainda mais o nosso estabelecimento”, avalia.
Quem trabalhou vendendo produtos ao longo da festa também comemorou os bons lucros que a festa trouxe. Foi o caso do vendedor Fábio Almeida. “Estou vendendo bastante, graças a Deus. Uma festa dessa traz muito lucro pra gente. Estamos aqui vendendo nossos produtos de maneira correta, segura, abastecendo as pessoas com bebidas, água, refrigerante, cerveja. É gratificante poder fazer parte do evento e ao mesmo tempo garantir uma renda extra”, enfatizou.
Apoio logístico
Neste ano, mais uma vez, o Pré-Caju foi apoiado pela gestão municipal em toda a sua logística, para entregar aos foliões uma festa bonita e tranquila. Cumprindo sua função social de promover a inclusão, a Prefeitura de Aracaju mais uma vez ofertou o Camarote da Acessibilidade, gerenciado pela Secretaria Municipal da Assistência Social. Nos dois dias de evento, o camarote chegou a atingir sua capacidade máxima, com cerca de 200 acessos, oferecendo uma participação ainda mais democrática à festa, dando a oportunidade para que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida pudessem curtir a maior prévia carnavalesca do país com segurança, conforto e comodidade.
No que diz respeito à limpeza, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) recolheu nos três dias de festa mais de 25 toneladas de resíduos. A limpeza da via por onde passavam os blocos foi garantida e assim que o último trio partia para seguir o percurso, os agentes de limpeza iniciavam os trabalhos no local. Para a limpeza regular da avenida Santos Dumont, centenas de agentes foram escalados pela empresa em horários distintos.
Também houve um amplo apoio na Saúde, cujo balanço foi de 115 atendimentos realizados no Posto Médico, e 20 mil insumos de prevenção, entre camisinhas masculinas, femininas e gel lubrificante, ofertados para os foliões. Além disso, foram realizadas 150 inspeções em estabelecimentos e ambulantes que estavam comercializando alimentos, bebidas e gelo.
A gestão municipal também esteve presente com a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) que atuou de maneira proativa e preventiva durante os três dias, com um efetivo aproximado de 200 guardiões. Para além do local da prévia carnavalesca, a GMA também atuou nos arredores, fazendo um policiamento preventivo nos seis terminais de integração da capital, com ênfase no terminal da Atalaia, que recebeu um fluxo massivo de usuários, inclusive nas madrugadas.
Foram utilizadas câmeras de videomonitoramento com identificação facial e linkadas ao banco de dados da Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP) durante todos os dias do evento. Foi feita também a proteção dos monumentos históricos espalhados por toda a avenida Santos Dumont, com equipes estrategicamente alocadas. Ao todo, foram empregadas 12 viaturas e 10 motocicletas.
O deslocamento para a festa também foi organizado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), cujo plano operacional de apoio ao evento resultou em tranquilidade e organização no trânsito. O trabalho envolveu 46 agentes em atuação na região da Orla da Atalaia e proximidades, nos bloqueios fixos e temporários previstos para acontecer em pontos e horários estratégicos. Além disso, foram disponibilizados os “Corujões”, que são ônibus do transporte coletivo que operam durante a madrugada, para que os foliões pudessem retornar para casa, e o apoio logístico aos taxistas.