O prefeito de Pirambu, Élio Martins (PSC), participou na manhã de hoje, dia 27, no Hotel Mercure, da Reunião de Assembléia do Consórcio de Saneamento Básico do Baixo São Francisco, que contou com a participação de 20 dos 28 prefeitos que compõem o Baixo do São Francisco.
A reunião que foi promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, e dos Recursos Hídricos, e contou com a participação do secretário do Meio Ambiente, Genival Nunes, teve como objetivo discutir a necessidade para estabelecer o Consórcio de Resíduos Sólidos.
O secretário Genival Nunes, em sua fala ressaltou a importância dos aterros sanitários lembrando dos prazos que foram estabelecidos pelo governo federal.
Na oportunidade Genival pediu que os municípios comparem o seu papel dentro do consórcio para que a Codevasf possa ajudar. “A Codevasf só pode fazer os projetos se os municípios estiverem nos consórcios”, frisou.
O representante da Codevasf assegurou que é a instituição que vai pagar o projeto e que vai contratar a obra. Ele também ressaltou que todo o ônus, a exemplo do terreno, será custeado por quem vai utilizar, mas que deve ser compartilhado com os consociados.
– O município de Pirambu se fez presente porque tem todo o interesse em compartilhar do Consórcio de Saneamento Básico, a exemplo do que vem fazendo hoje com o seu lixo que é depositado no município de Rosário do Catete -, disse o prefeito Elinho, deixando claro que Pirambu fará parte do consórcio.
Ao final da reunião foi aprovado o Contrato de Rateio, o Contrato de Programa, a Alteração do Estatuto e o Percentual de Rateio, que é de 0.30 do ICMS e do FPM.
Ficou decido também que no próximo dia 10 de junho haverá uma nova reunião do Consórcio na seda da Adema.
Enviado pela Secom da Prefeitura de Pirambu