Durante entrevista ao radialista George Magalhães no programa Sergipe Verdade, na SIM FM, a prefeita de Capela, Silvany Mamlak, revelou os avanços alcançados pelo município no acolhimento e acompanhamento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) no município.
Entre os avanços, Silvany revelou que, além da existência de uma equipe que já atua junto às crianças e suas famílias, será inaugurado um novo espaço, voltado ao tratamento ainda mais humanizado de quem utiliza o serviço TEAcolhe, ofertado pelo município.
“Em dezembro, estamos inaugurando o novo espaço para o TEAcolhe, onde estamos cuidando de nossas crianças do espectro autista e que também cuidamos de outras crianças que sofrem de algum tipo de transtorno. Será um ambiente humanizado e adequado, onde poderemos, cada vez mais, ver as habilidades de nossos usuários inserindo eles na sociedade, saindo do sistema de saúde para contribuir com a construção do futuro em diversas áreas”, explicou Silvany.
Durante a entrevista, a gestora também revelou uma luta que tem alcançado avanços importantes, voltados para a implementação do primeiro CER II (Centro Especializado em Reabilitação Tipo II) do interior de Sergipe.
“Há uma demanda que eu venho lutando desde o ano de 2022 e que, Graças a Deus, já saiu na pactuação do Estado, através da deliberação do colegiado que é o CER II, que é justamente para trabalhar a parte intelectual e física de nossas crianças do município e será regional, atendendo Capela e região”, complementou Silvany.
O projeto para a construção do CER II foi incluído nas demandas do município dentro do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), na área da saúde. Dada a sua prioridade, Silvany foi à Brasília para lidar sobre o tema. Para a implementação desse aparelho de saúde, o investimento previsto é de R$ 5 milhões, sendo cerca de R$1,5 milhão em equipamentos. O município, entretanto, já possui mão-de-obra qualificada para seu funcionamento.
“O CER II vai mudar a realidade de nossas crianças e vai pertencer a toda a região, através da regulação do Estado, através da parceria forte com o governador Fábio Mitidieri, com o secretário Walter Pinheiro, da Saúde, que inseriu o projeto no Plano Estadual e que a gente, se unindo, conseguirá iniciar o projeto ainda este ano para que, com fé em Deus, chegar em janeiro com a obra sendo tocada”, complementou.
Na semana passada, Silvany Mamlak esteve em Brasília, onde se reuniu com o Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério da Saúde, Chico D’Angelo. Na reunião, tratou-se como prioridade a implementação do CER II, voltado para serviços de habilitação e reabilitação a pessoas com deficiência física e intelectual e/ou do Transtornos do Espectro do Autismo. Além disso, outros pontos foram listados na reunião, a exemplo de liberação de emendas, a implementação de uma policlínica, novas clínicas de saúde e uma casa de parto também estão na lista de prioridades solicitadas pelo município.