“Enfrentará um gargalo, que é a questão dos salários dos servidores”, adverte o deputado
Por Luiz Sérgio Teles
O deputado estadual Jairo de Glória (PRB) ressaltou, nesta terça-feira, dia 3, que o vice-governador Belivaldo Chagas (PSD), que assumirá a titularidade do Governo do Estado com a saída do governador Jackson Barreto (MDB), no próximo sábado, dia 7, tem um perfil diferente do atual gestor e irá imprimir seu ritmo de administração. “É um cidadão de bem reconhecido em todo o estado, conhecedor de todas as secretarias. Enfrentará um gargalo, que é a questão dos salários dos servidores. Mas eu acredito muito no potencial administrativo de Belivaldo, e torcemos para que ele possa ter um mandato profícuo. Belivaldo tem um estilo de governar mais aberto às lideranças do estado de Sergipe e é mais agregador”, afirmou.
Jairo de Glória assegurou que o PRB entregará todos os cargos que ocupa no Estado para que Belivaldo Chagas possa ficar à vontade e fazer as modificações que ele achar necessário. Contudo, ele enfatizou que a atitude não significa um rompimento com a base governista.
“É um sinal que estamos à disposição do diálogo, de ajudar no governo e de ter espaço para estarmos na chapa majoritária com Heleno Silva candidato ao Senado. Essa é uma decisão do partido e não vamos abrir mão. Temos a garantia que o problema de Helenos na Justiça será solucionado. O governador sabe da força que o PRB tem. Isso foi dito até pelo saudoso Marcelo Déda na vitória que teve no sertão e também pelo governador Jackson Barreto, graças a força de Heleno Silva. Os números deverão ser colocados em jogo e tenho certeza que colocarão o PRB na chapa majoritária”, disse.
Jackson Barreto
Jairo avalia de forma positiva o mandato do governador Jackson Barreto, mesmo diante das dificuldades financeiras que o governo atravessou ao longo desse mandato, com uma crise econômica em todo o Brasil, houve vários avanços.
“Tivemos avanços na área da educação. O Governo do Estado foi o único no país a construir uma escola em campo de reforma agrária, no município de Poço Redondo, fez muitas obras na região do sertão, reformou escolas, investiu em segurança pública, reformou o hospital regional em Glória, ampliando o número de leitos, assim como cirurgias de média e alta complexidade. Temos só a agradecer o que Jackson tem feito ao longo desses anos, onde mesmo diante das dificuldades tem feito um mandato muito positivo em relação a obras e gestão”, disse.
CPI do Proinveste
Ele também julgou desnecessário o pedido da oposição na Assembleia Legislativa para que seja aberta uma CPI com o objetivo de investigar os recursos do Proinveste. “O governador fez um comentário que não foi para denegrir a imagem de Déda. Jackson vive uma grande pressão de aliados, uns querendo que ele concorra ao mandato e outros querendo que não, e a gente entende que algum comentário pode desagradar a base aliada, assim como desagradou a oposição. As obras do Proinveste estão acontecendo, algumas ficaram paralisadas em virtude de prestação de contas, mas acredito muito na honestidade do governador e acho desnecessário a implementação de uma CPI neste momento”, disse.
Jairo de Glória ainda assegurou disse que tem está trabalhando sua pré-candidatura à reeleição. “Temos levado ações para a população. Isso tem colocado a gente numa situação de certa comodidade entre os dez primeiros colocados nas pesquisas. É uma prova do reconhecimento do povo do sertão ao nosso mandato”, finalizou.