“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo” (Mateus 6:33). Um ensinamento tão evidente como este passa, assustadoramente, despercebido para muitas pessoas – inclusive evangélicas, católicas… Pessoas que conhecem a palavra de Deus, procuram segui-la, mas que, vez por outra, acabam tropeçando. Imagine quem não vive a fé em Jesus?
Evidentemente tropeçar é inerente ao homem. Todos nós estamos sujeitos ao erro, e erramos. E Deus conhece tanto esta fraqueza humana que evidencia na Bíblia que a salvação eterna dar-se-á não por ações que qualquer pessoa possa amealhar durante a sua estada nesta terra, mas pela Sua graça mediante a fé no Senhor Jesus. Único e eterno caminho para se chegar a Deus.
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura Sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”, lê-se em Efésios 2:8-10.
Isso, contudo, não quer dizer que devemos sair por aí colecionando obras negativas e esperar a graça de Deus. Nada disso. Isso não é buscar o reino de Deus e a Sua Justiça. O que Deus ensina, através da própria Bíblia, é que andemos nas boas obras que, como somos falhos e, certamente, pecaremos, Ele, sob a Sua exclusiva ótica, usará da Sua graça para, mesmo assim, nos salvar.
Mas se não sabemos sobre quais pecados repousará esta graça, devemos andar sempre na Palavra de Deus. Até porque, obviamente, se a pessoa tem plena consciência que está pecando e persiste no erro, o próprio Espírito Santo (ou a consciência, para os que não têm base espiritual para entender) trata de avisá-la. Se mesmo assim insiste, o Espírito Santo respeita o livre arbítrio. Mas estará sempre por perto torcendo que o pecador se arrependa e se volte para Deus em nome de Jesus Cristo.
É imprescindível ter em mente que somente fazendo as boas obras à luz da Palavra de Deus se estará buscando, de fato, o reino de Deus e a sua justiça. É prática e não teoria. E como diz a palavra, aí sim as demais coisas virão por acréscimo. E não é difícil entender a lógica do Pai. Ora, se Ele, pela Sua graça, concederá o galardão dos galardões – a salvação eterna – imagine prover coisas passageiras desta vida na terra? Que tal observarmos os 1o mandamentos?
Deus no Comando.