Com 12 votos contrário e cinco favoráveis, a Câmara de Aracaju rejeitou, nesta quinta-feira, dia 10, o Projeto de Lei 312/2019, de autoria do vereador Elber Batalha (PSB), que tinha como objetivo assegurar a fluidez no trânsito das ruas e avenidas de Aracaju, quando da realização de obras por parte do Poder Executivo Municipal. Caso o PL fosse aprovado, a lei asseguraria que, das 6h30 às 9h, e, das 17h às 20h, estaria proibido obstruir as principais vias da cidade por conta de obras.
“Eu não estava pedindo que não houvessem obras em Aracaju. Pelo contrário: o objetivo do nosso projeto era ordenar e organizar o trânsito e a forma como estão sendo feitas as obras na cidade. Uma coisa simples, que se houvesse bom senso, por parte da Prefeitura de Aracaju, não precisaria nem de Projeto de Lei”, lamentou o vereador.
Segundo Elber Batalha, o que estão fazendo com o trânsito e a mobilidade da cidade é inacreditável e absurdo. “O caos que a Prefeitura tem gerado é um grande transtorno para os aracajuanos. Aracaju não é mais uma cidade pequena de outrora em que se podia bloquear grandes avenida sem grandes impactos”, disse o vereador, explicando que o PL rejeitado abria exceção para obras de caráter emergencial e de extrema necessidade, a exemplo de uma ponte que desasse.
“Era um projeto técnico, replicado de outras cidades. Ontem tivemos um engarrafamento monstruoso que ia da ponte do Bairro Industrial até a ponte do Shopping Riomar. As pessoas demoraram mais de 2h para cruzar a Beira Mar. Esse projeto visava atender um anseio e clamor da sociedade. Aracaju em proporção ao número de habitantes e de veículos é a 4ª do Brasil, então não dá para continuar pensando Aracaju como uma cidade pequena em que se pode interromper o trânsito a qualquer momento. Lamento muito essa perda que vai afetar diretamente a vida dos aracajuanos”, disse Elber.
Do Universo, com informações da assessoria do parlamentar