Criado pela administração estadual como uma ferramenta de aproximação entre o Governo de Sergipe e a população, o programa ‘Sergipe é aqui’ tem chegado a diversas regiões do estado com atendimentos cada vez mais humanizados, impulsionando a cidadania. O município de Pirambu, leste sergipano, recebeu na última quinta-feira, 6, a 40ª edição do programa, com mais de 160 tipos de serviços. Distante 30 quilômetros da capital, a cidade também recebeu, simbolicamente, o título de capital administrativa de Sergipe durante o evento.
Durante todo o dia, os 7.913 habitantes de Pirambu e seus povoados tiveram acesso à caravana do ‘Sergipe é aqui’, cuja estrutura de carretas e estandes esteve concentrada no entorno da Escola Municipal Mário Trindade Cruz e na sede da prefeitura local. Dentre os atendimentos disponíveis, estava a emissão de documentos, como RG, CPF e ID Jovem; a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); exames médicos e odontológicos; atualização vacinal; orientações jurídicas; oficinas de segurança alimentar, beleza e artesanato; recadastramento da tarifa rural, dentre outros.
A artesã Cristiane de Jesus, 42 anos, que trabalha desde a infância com a palha do ouricuri, destacou a importância de ter espaço em eventos como o ‘Sergipe é aqui’. “A cada dia, com cursos e novas técnicas, vamos aprendendo e desenvolvendo nossa arte. Então, ficamos muito felizes por poder estar aqui participando do evento, com essa oportunidade que o governo nos dá. É muito importante poder expor nossos produtos e ter essas pessoas olhando por nós, artesãos”, disse.
Um dos serviços que se destacou na edição realizada em Pirambu foi o estande do Meio Ambiente, por meio da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe(Emdagro), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri). Dias antes do evento, a equipe esteve na cidade para estudar o solo e conhecer os produtores e pecuaristas da região. O diretor técnico da empresa, Jean Carlos Vieira, explicou que foram coletadas amostras de solo de 35 agricultores para análise.
“Desenvolvemos mudas de plantas frutíferas na Emdagro e entregamos 55 em cada edição. Chegamos aos municípios antes do evento para estudar os solos, vacinar o rebanho e emitir a carteira do agricultor familiar”, destacou.
Luis Gustavo de Jesus, 33 anos, técnico agrícola e morador do município, foi um dos agricultores beneficiados pela chegada do programa a Pirambu. “Esse benefício, que não só eu, mas todos os agricultores que criam bovinos receberam, é muito importante, pois ajuda na qualidade de vida dos animais, evitando abortos e sequelas de outras doenças. Foi muito gratificante receber as vacinas. Acredito que mais de 85 animais tenham sido vacinados”, disse.
Nos serviços voltados para a saúde, o espaço do Hemose também foi bem recebido pela população local, que pôde realizar exames de sangue e cadastro no banco de medula óssea. Ingrid Gabrielle dos Santos, 24 anos, agente comunitária de saúde, foi uma das moradoras que usufruiu do serviço. “Vim trabalhar na edição do programa, mas não poderia perder a oportunidade de participar também. Tirei sangue para fazer os exames que o estado oferece, porque acho muito importante não apenas me cuidar, mas também contribuir para que o estado tenha um controle das possíveis viroses, arboviroses e comorbidades que podem surgir em Sergipe”, enfatizou.
Serviços para os sergipanos
O programa itinerante ‘Sergipe é aqui’ já percorreu 40 cidades no estado e ofertou mais de 180 mil serviços à população. Muitas vezes, os sergipanos conhecem, por meio das edições em suas regiões, serviços e atendimentos que nunca haviam utilizado e, em alguns casos, nem sabiam que tinham direito a usufruir. Essa também é uma das missões do programa, levar informação e atendimento humanizado para todos.
Enviado pelo Governo do Estado/Foto: Erick O’Hara