Os beneficiários que serão contemplados com as 484 casas do Residencial Lamarão, unidades construídas como parte do projeto da avenida Perimetral Oeste, deram mais um importante passo para a realização do sonho da moradia própria. A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu, na manhã desta quarta-feira, dia 13, o sorteio da localização onde cada um passará a viver quando a obra estiver pronta.
Este é um momento bastante aguardado pela comunidade, no qual as pessoas tiveram acesso ao endereço onde estarão localizadas as residências, em especial, pela vontade de preservar os laços estreitos construídos ao longo dos últimos anos, morando próximos uns dos outros. O sorteio ocorreu no Cras João de Oliveira Sobral, às 8 horas.
“Mais uma etapa avançada para, finalmente, entregarmos o Residencial Lamarão, com suas 484 casas. Estamos na penúltima etapa que é o sorteio dos endereços das unidades habitacionais e, para nós, é uma alegria muito grande estarmos muito próximos de entregar para as pessoas esse sonho, que é ter a casa própria. É um sentimento de dever cumprido muito grande por parte da Prefeitura de Aracaju, e acho que sairemos daqui, hoje, com uma sensação de que estamos, na verdade, trazendo o respeito ao direito dessa comunidade”, destaca a secretária municipal da Assistência Social, Rosária Rabelo.
A gestora ainda ressalta que “não se trata apenas da entrega da unidade habitacional, mas da realização concreta da casa própria, onde o morador irá receber também a escritura da residência, tendo o seu direito de posse”.
“O cidadão poderá afirmar que tem a própria casa. E eu acho que esse é o maior sonho do cidadão, de saber que tem onde criar os seus filhos. E mais, estamos respeitando todos os acordos firmados com essa comunidade, respeitando que aquelas famílias fiquem no mesmo espaço, na vizinhança. Hoje nós estamos fazendo o sorteio daqueles que foram realocados para a construção da avenida Perimetral e amanhã nós vamos realizar o sorteio do restante das unidades, que são aquelas pessoas que estão no auxílio moradia há mais de 10 anos. Trazer proteção social é trazer cidadania para o cidadão”, acrescenta a secretária.
O Residencial Lamarão está sendo erguido para contemplar a necessidade de moradia daqueles que precisaram ser realocados em detrimento à obra de construção da avenida Perimetral Oeste, uma via que abrirá uma nova fronteira de desenvolvimento urbanístico e social na capital. Aproximadamente, 90% do projeto já está executado, em um investimento total superior a R$ 250 milhões, fruto do financiamento firmado entre a gestão municipal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
“Hoje é uma das fases mais importantes desse projeto, o momento do sorteio do local que os beneficiados vão residir. Para as famílias, é um momento de muita ansiedade, porque as pessoas querem muito isso e estamos fazendo o possível para que elas se mantenham juntas. A gente está orientando as pessoas que tem a sua vizinhança, que moravam juntos, para continuar essa questão do pertencimento. Desse modo, estamos respeitando, que os pedidos da população sejam atendidos. Não é simples fazer esse conjunto de pessoas permanecerem juntas, mas a gente fica feliz porque é uma forma também de acolher essas pessoas que saíram de seu bairro para que essa obra fosse construída em benefício da cidade. Esse é o momento em que, praticamente, estamos fechando esse projeto, embora ele continue, com atividades para a população, porque a gente prioriza não só a entrega da casa, mas também para que essas pessoas tenham uma qualidade de vida melhor através da capacitação, do envolvimento de comunidade, de pessoas se sentirem pertencentes àquele território. Todas as famílias da Perimetral estão sendo sorteadas hoje, mas, como o conjunto que está sendo construído tem um número maior de casas, as famílias mais antigas do Auxílio Moradia também foram beneficiadas, então, elas vão também participar desse sorteio. A prioridade são as famílias do Lamarão, mas como o prefeito conseguiu uma construção maior de casas, foi possível contemplar também esse outro grupo”, ressalta a diretora de gestão social da habitação, Yolanda de Oliveira.
Emoção forte
Para quem esteve presente no sorteio, a sensação geral foi de realização, ao ver o andamento célere da iniciativa, mas também o cuidado com que tudo tem sido gerido, desde o início da obra.
“Estou feliz com a oportunidade de ter uma casa própria. Nem todo mundo é contemplado com uma casa, então é agradecer primeiramente a Deus e também a Prefeitura, que veio nos apoiar e agora estou sendo contemplado com a residência. Estou muito feliz com o sorteio, fui um dos primeiros a ser sorteados, e quero mais uma vez parabenizar a Prefeitura de Aracaju e ao prefeito Edvaldo, que fez de tudo para proporcionar esse momento, cumpriu com a palavra dele, e daqui a pouco estarei recebendo a chave da minha casinha”, afirma o comerciante Adeilton Luiz Alves dos Santos, 58 anos.
Com a proximidade do grande dia, em que moradores receberão a chave das novas residências, a expectativa vai aumentando, assim como a emoção pela conquista, como aponta a diarista Edilza de Jesus Santos, 43 anos.
“Nem tenho palavras para falar da emoção que estou hoje, estava muito ansiosa, é um sonho realizado. Estou gostando do trabalho da Prefeitura e eu espero que eles continuem com esse compromisso de levar felicidade para todas as famílias. E agora está ainda mais perto de receber a minha casa, estou muito feliz, eu já morei lá no Lamarão, e o retorno vai ser muito bom, vou morar com meus quatros filhos e meu esposo”, disse.
O processo realizado nesta quarta-feira também gerou satisfação pela forma transparente e ágil como transcorreu. “Hoje é o sonho da gente sendo concretizado. Já foi essa etapa e agora é só esperar o momento da entrega das nossas casas. A sensação, hoje, de saber onde vou morar é grande, e vai ser ainda maior no dia que eu chegar na minha casa. O sorteio foi bom, rápido, não tem nem o que falar, a alegria é muito grande”, ressalta o serralheiro Ediclay dos Santos Alves, 27 anos.