A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), segue atuando para reduzir os impactos das chuvas registradas no domingo, dia 18.
Foram acumulados 50mm de volume de chuvas em duas horas de precipitações, ocasionando oito registros de ocorrências. As equipes da Defesa Civil permanecem monitorando os principais pontos de risco da capital e orientam a população para, em caso de emergência, ligar no número 199.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, com base nos dados do ClimAju e do Instituto Nacional de Meteorologia, o alerta para possibilidade de chuvas permanece pelas próximas 24h. “As chuvas ocorreram principalmente a partir das 9h da manhã, com maior intensidade na região dos bairros Centro, Jardins e 13 de Julho. É esperado que essas pancadas de chuvas ainda possam ocorrer, inclusive com possibilidade de raios, ventos e trovões”, reforça Rabelo.
Desde as 9h da manhã, quando a chuva se intensificou na capital, o órgão realizou oito inspeções em decorrência de pontos de alagamento, avaliação de risco estrutural, queda de árvore e risco de queda de árvore. “Nenhuma das ocorrências demandou situação de maior gravidade, seja de interdição com pessoas desalojadas ou desabrigadas”, explica o coordenador.
As equipes da Emsurb se direcionaram aos principais pontos da cidade com histórico de alagamentos para verificar in loco o nível de retenção de águas pluviais. Os principais canais que cortam a cidade também foram supervisionados. Foram observados canais situados nas avenidas Anísio Azevedo, Airton Teles, Gonçalo Prado, Ministro Geraldo Barreto Sobral, General Calazans, além do Jardim Bahia.
Na avenida Airton Teles, no bairro Santo Antônio, região central da cidade, uma árvore caiu e a equipe de podação foi direcionada para o recolhimento de resíduos. O mesmo suporte ocorreu nas proximidades da avenida Francisco Porto, onde uma árvore tombou. No sentido de amenizar a lentidão do escoamento das águas, os agentes fizeram a desobstrução das bocas de lobo, em apoio ao trabalho que já é feito regularmente pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).
“É importante destacar que, em decorrência da intensidade das pancadas de chuvas, foi registrado um volume expressivo de acúmulo de água, o que tende a prejudicar o escoamento das águas e favorecer a ocorrência de alagamentos. Orientamos a população que evite transitar em locais alagados e contato com a água. Com relação aos raios, não se deve ficar próximo a tomadas e se possível desconectar aparelhos das tomadas. Sobre a situação dos ventos fortes é importante evitar locais descampados e locais com estruturas que aparentam instabilidade ou apresentem barulhos atípicos, como paineis publicitários e outdoors”, orienta Rabelo.
Ainda no que diz respeito às orientações aos aracajuanos que residem em áreas de risco de deslizamento de terra, ainda que esta ocorrência não seja característica para esse tipo de precipitação, é preciso estar atento a sinais de árvores inclinadas, ou mesmo água escoando através da encosta com uma coloração diferente.