A Prefeitura de Aracaju conseguiu conquistar a autorização para realizar as obras de dragagem do canal do Santa Maria. A obra foi paralisada e apenas nesta quarta-feira, dia 29, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) concedeu a liberação para que os profissionais da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) deem seguimento aos trabalhos e a população local seja beneficiada.
A informação chegou através do vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, que salientou a importância da participação do presidente da Adema, Almeida Lima, e do secretário de Infraestrutura do Estado, Valmor Chagas. “Excesso de burocracia só complica as coisas e era isso que impedia que as obras seguissem. O que resolve as coisas é o diálogo. O que se precisa é conversar mais. Os órgãos análogos, ligados ao Estado e à Prefeitura, têm que manter o diálogo permanente. O que estava em jogo nesta renovação era o futuro de uma comunidade onde habita hoje cerca de 100 mil pessoas”, ressaltou Machado.
Contando com R$25 milhões provenientes de parceria formada com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Prefeitura estava prestes a perder o prazo para retomada das obras. A instituição financeira aguardaria até esta quinta-feira, 30, caso a autorização por parte da Adema não fosse dada, todas as obras do local estariam comprometidas. “A drenagem deste canal vai viabilizar um conjunto de obras que estão sendo executadas no Santa Maria, no 17 de Março e nos arredores do Aeroporto. No 17 de Março e no Santa Maria quem está fazendo é a Prefeitura, nos arredores do Aeroporto é o Governo do Estado. Se essa obra não fosse feita, todas essas obras serão prejudicadas, ou seja, seria o caos. Se gastou milhões de reais e na hora da coisa funcionar, não funciona”, afirmou o vice-prefeito.
Com a autorização liberada, as obras devem começar de imediato e são muitos os esforços para que a conclusão seja realizada o quanto antes. A Emurb foi comunicada assim que houve a liberação e a ordem de serviço será dada ao mesmo tempo em que os trabalho serão retomados com a maior urgência já que se trata de uma benfeitoria para a população local.