A Prefeitura de Aracaju, por meio de um projeto estruturante, tem promovido transformações significativas na comunidade Recanto da Paz, no bairro Aeroporto. Foram entregues à população local melhorias essenciais, como saneamento básico, pavimentação, regularização fundiária das 630 residências e criação de espaços de lazer.
Mas, além da infraestrutura, a gestão municipal também foca na assistência social, garantindo direitos socioeconômicos para os moradores. Com o Projeto de Trabalho Social (PTS), executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e a Diretoria de Gestão Social da Habitação, a comunidade tem acesso a capacitação profissional e incentivo ao microempreendedorismo, fortalecendo o desenvolvimento local.
“O PTS Recanto da Paz, diferente dos demais projetos que temos em execução no município, não tem reassentamento. São melhorias em algumas residências da comunidade. Porém, isso não interfere no Projeto de Trabalho Social, do qual permanecerá na comunidade até janeiro de 2025. A Assistência Social é a primeira que chega ao território, permanece, e é a última que sai. O nosso papel é de realizar o cadastro, identificar quem são essas famílias, qual o perfil, quais as vulnerabilidades e fazer a transversalidade com as demais políticas. Além disso, a gente trabalha a convivência, a preservação ambiental e patrimonial daquele espaço, então é um trabalho gigante e muito importante para o desenvolvimento da comunidade”, destaca a secretária Rosária Rabêlo.
Com o PTS, 753 famílias são atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, tendo as ações executadas pela empresa Souza Carvalho. Esses atos abrangem palestras, oficinas, cursos profissionalizantes, visitas domiciliares, plantões sociais, passeios e reuniões. A responsável técnica da empresa Souza Carvalho, Maria Auxiliadora de Souza Carvalho, salienta que o projeto, assegura benefícios não só para a estrutura da comunidade, mas também se estende no âmbito socioeconômico.
“Nós fazemos um trabalho integrando esses moradores a políticas socioassistenciais, além de garantir a qualificação profissional com os cursos e oficinas, para que assim que a obra seja entregue, eles possam desfrutar do local que moram e tenham maior perspectiva social e financeira para o local”, afirmou a técnica.
Transformação social
Dentre essas ações, algumas atividades entram em destaque como os cursos profissionalizantes de formação avançada no preparo de hambúrgueres gourmet e foco em técnicas culinárias especializadas; curso de capacitação de cuidador de idosos; curso de design de sobrancelha; curso de assistente administrativo; curso de corte de cabelo básico e avançado, visando à formação completa em corte de cabelo, com módulos que atendem desde iniciantes até profissionais avançados; curso de especialização em serviços de manicure e pedicure, incluindo técnicas básicas e avançadas.
Com esses cursos, os moradores têm a oportunidade de se capacitar nessas áreas e investir em microempreendimentos, gerando renda e movimentando a economia do local. Além dos cursos, outra atividade importante oferecida são as oficinas, que abrangem diversas áreas, levando, além de capacitação, informação e diálogo para os cidadãos.
De fevereiro de 2023 a julho de 2024 já foram ofertadas oficinas de preparação de currículos e orientações para entrevista de emprego; modelagem em biscuit; ética e cidadania coletiva, com atividades voltadas para discutir e promover princípios éticos e cidadania coletiva, reforçando a importância de valores e comportamento responsável na comunidade. Foram disponibilizadas, ainda, outras palestras educativas como a sessão educativa abordando a importância da saúde bucal e sua relação com o diabetes, promovendo cuidados e prevenção.
Além de promover o desenvolvimento profissional e social, a Prefeitura viabilizou passeios educativos, que proporcionaram aos moradores do Recanto da Paz momentos de lazer, com atividades recreativas.
Foram feitas visitas ao Oceanário, ao Parque da Cidade, e excursão para explorar e conhecer os principais pontos turísticos da capital. Também foi proporcionado um evento esportivo, com atividades de gincana, que contou com a participação de 56 moradores.
Nesse período também foram realizadas visitas domiciliares, atendimento de plantão social e reunião de acompanhamento das famílias. No total, foram computadas 2301 pessoas atendidas em todas as ações.
A obra
A urbanização do Recanto da Paz é uma obra revolucionária, que leva aos moradores da região moradia digna e assegura condições futuras de desenvolvimento social e financeiro no local. Para isso, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), executa um complexo de serviços que garantem aos cidadãos infraestrutura e segurança.
A partir de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Regional, a Prefeitura de Aracaju está investindo R$8,5 milhões na execução desta obra. A estruturação do Recanto da Paz inclui a implantação de redes de drenagem e esgotamento sanitário, pavimentação de todas as 25 ruas e a construção de uma praça, a ligação da rede de esgoto e a regularização fundiária de todas as 630 residências da localidade, algumas das quais serão contempladas também com intervenções na estrutura física.