Nos últimos anos, a Prefeitura de Aracaju tem promovido e incentivado a realização de uma série de eventos esportivos na capital. Essa medida, além de dar visibilidade aos atletas, fomenta as práticas esportivas na cidade, bem como estimula o turismo e o aquecimento da economia em período de competições.
Por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), a gestão municipal tem em seu planejamento estratégico a meta de promover eventos esportivos e apoiar campeonatos que acontecem em Aracaju, organizados por clubes, confederações, entre outras instituições.
De acordo com o secretário da Sejesp, Sérgio Thiesen, praticamente toda semana acontecem eventos que a Prefeitura apoia, seja na parte de estrutura, logística ou recursos humanos. Além disso, há também as competições promovidas pela própria gestão municipal, como a Corrida Cidade de Aracaju, um dos eventos que integram a programação de aniversário da cidade. O secretário destaca que essas ações esportivas promovidas pela Prefeitura sempre ocorrem no viés democrático.
“É imprescindível que seja um evento participativo e que atinja as pessoas que realmente precisam do esporte. Essa é a principal função do poder público. Claro que a gente precisa abraçar todas as modalidades, todos os públicos, mas realmente temos um olhar diferenciado para quem mais precisa”, disse. Um exemplo disso foi a Taça Cidade de Aracaju de Futsal, realizada em maio, uma competição disputada em várias categorias e que teve um número recorde de participantes. “Fizemos essa competição de maneira inclusiva. Abrimos inscrições exclusivamente para as escolinhas que trabalham nas comunidades e que não têm oportunidade de participar de competições oficiais. A repercussão foi muito positiva, nós tivemos quase três mil crianças durante dois meses se divertindo, disputando, coisa que antes elas não tinham acesso”, declarou.
O trabalho com viés democrático pode ser conferido também na participação de atletas na Copa TV Sergipe de Futsal, uma competição tradicional, muito importante no cenário sergipano.
“Nós não criamos uma seleção com atletas de renome do estado ou de fora. Fomos buscar nas comunidades aqueles atletas jovens que são uma promessa para o esporte e que nunca tiveram oportunidade. Foram realizadas peneiras em várias comunidades até montar o time principal. Esse é, de fato, um projeto que cria um vínculo com a comunidade”, ressaltou Sérgio. Uma das próximas ações será o lançamento, ainda este mês, do projeto “Construindo Valores”, que irá trabalhar modalidades como skate, basquete e voleibol nas comunidades carentes.
Em 2020, a Prefeitura de Aracaju inaugurou a Estação Cidadania, o mais moderno complexo esportivo de Aracaju que tem transformado a realidade da comunidade do Bugio. “Nós deslocamos uma diretoria inteira para lá, para fazer a gestão. Temos mais de 30 servidores da Sejesp, com estagiários de Educação Física trabalhando em diversas modalidades. Por lá passam, semanalmente, mais de duas mil pessoas. Muitos alunos de lá já estão se destacando, alguns que nunca teriam oportunidade e que hoje estão disputando campeonatos fora do estado e com pré-contrato de patrocínio”, afirmou.
Apoio aos atletas
Para além de incentivar competições esportivas, a Sejesp também presta apoio aos atletas que disputam em campeonatos fora do estado, muitas vezes levando o nome de Aracaju para o pódio. Mas, o secretário explica que esse subsídio é feito mediante critérios bastante técnicos.
“Neses casos, temos que entender se a competição que o atleta está indo é oficial, se ele está indo realmente porque atingiu, com méritos, determinada classificação, a qual federação ele está vinculado, em qual competição ele participou aqui. Ou seja, são diversos critérios técnicos que nós adotamos para não cometermos nenhuma injustiça”, disse.
Exemplo disso é Alex Wanderson Santos dos Mártires, conhecido como instrutor Leleco. Ele é mestre de capoeira e participou do Projeto Verão na Arena Criativa. Diversas vezes ele contou com o auxílio da Sejesp para participar de campeonatos.
“A gente sempre precisa muito do apoio ao esporte e a Sejesp está sempre nos ajudando nesse sentido, não só no Projeto Verão, mas em outras viagens e competições que participo. Em maio deste ano, participei dos Jogos da Capital, em São Paulo, e a Prefeitura de Aracaju, por meio da Sejesp, me apoiou com o custo das passagens. Graças a isso eu participei e fui o primeiro colocado na competição. Eu sou um atleta de alto rendimento e sou muito grato a toda a ajuda que a gestão municipal me dá quando preciso”, afirmou.
Quem também se mostra grato é Danillo Ninck, atleta e presidente do Sergipe Redentores, equipe de futebol americano que a Sejesp apoia. “Vejo esse apoio da Prefeitura de Aracaju, através da Sejesp, como algo fundamental para o desenvolvimento do esporte em nossa cidade. O suporte que recebemos, como o transporte para as competições e os recursos para os jogos em casa, teve um impacto significativo em nossa temporada. Além de facilitar nossa participação em competições, esse apoio demonstra o compromisso da administração municipal com o esporte local e com os atletas aracajuanos. Isso não apenas nos motiva, mas também fortalece nossa comunidade esportiva, proporcionando oportunidades para que mais pessoas se envolvam no esporte e alcancem seus objetivos. Em nome do Sergipe Redentores, agradeço à Prefeitura de Aracaju e à Sejesp por seu apoio contínuo e valioso aos eventos esportivos e aos atletas da nossa cidade”, declarou.
Paula Rodrigues é atleta de futsal e já participou de competição apoiada pela Sejesp. Para ela, esse incentivo é de suma importância, fazendo do esporte uma ferramenta de transformação e crescimento para todos.
“Esse apoio é fundamental para que possamos continuar crescendo e nos destacando no esporte que amamos. Sabemos da dificuldade que é, principalmente no feminino, a luta diária por espaço, oportunidades e investimento. Foi muito gratificante participar da Taça Cidade de Aracaju e ver categorias de base feminina na competição que antes não tinha. Espero que a prefeitura continue apoiando e acreditando nos atletas aracajuanos cada vez mais, e que outros atletas possam se destacar através dessas oportunidades. Quem sabe futuramente estarão vestindo a amarelinha e representando não só o estado mas também como o país”, disse.
O secretário Sérgio Thiesen também destaca que, além de dar visibilidade aos atletas e contribuir com a qualidade de vida dos cidadãos, a promoção de eventos esportivos também incentiva o desenvolvimento econômico e turístico da cidade.
“Esses eventos movimentam a cidade, trazem competições, workshops, conferências. O esporte é uma pauta extremamente positiva. As pessoas querem assistir, querem comprar, querem participar e torcer, existe um envolvimento emocional. Sempre que a gente traz um grande evento para Aracaju, a gente acaba trazendo recursos, movimentação do comércio e faz com que mais pessoas conheçam e se encantem com a cidade e queiram voltar para Aracaju”, ressaltou.