À medida que a tecnologia avança e se insere na rotina das pessoas, a necessidade de adaptação das cidades e da modernização na oferta de alguns serviços públicos torna-se imprescindível. Com esse intuito, a Prefeitura de Aracaju tem demonstrado compromisso com a modernização e aprimoramento na oferta de serviços públicos, ao disponibilizar uma série deles de forma digital.
Esta inovação ocorre através da disponibilização de aplicativos e aplicações que, não apenas agilizam os processos, mas também colocam o cidadão no centro do avanço tecnológico, além de oferecer uma experiência mais eficiente e prática para o usuário.
De acordo com o diretor de Inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Walter Junior, a relação entre instituições e cidadãos têm passado por uma evolução significativa. “As cidades estão mudando a maneira como se relacionam com os cidadãos, oferecendo serviços digitalizados que permitem fazer solicitações sem a necessidade de deslocamento até a Prefeitura. Essa transformação, aqui em Aracaju, visa melhorar essa interação e tende a trazer inúmeros benefícios”, explica. A mudança na forma como as cidades se conectam com seus residentes proporciona uma revolução na prestação de serviços públicos, tornando-os mais acessíveis e eficientes.
Um dos maiores benefícios da automatização dos serviços é a economia de tempo. Com a oferta online, os aracajuanos podem solicitar e solucionar questões sem precisar se deslocar fisicamente. “Às vezes, os cidadãos não conseguem resolver problemas imediatamente devido à falta de informações completas sobre os serviços necessários. Com os aplicativos, eles têm acesso às informações essenciais e podem resolver pendências ou fazer solicitações sem sair de casa. O principal benefício desse avanço é a ampliação do acesso”, acrescenta o diretor.
Vale ressaltar que mesmo com a migração dos serviços para a forma online, o atendimento presencial continua disponível para aqueles que preferem ou necessitam dessa opção. Essa abordagem equilibrada garante que a Prefeitura atenda as diversas necessidades da população.
A forma na qual os aplicativos são projetados é pensada prioritariamente nos usuários, tanto nos serviços que são ofertados quanto na dimensão dos aplicativos para os telemóveis, que são projetados de forma mais simples e leves, para que, dessa forma, alcancem um maior número de usuários. “Primeiramente nós entendemos o público, conhecemos o cidadão e desenvolvemos o aplicativo para o serviço mais adequado. Outra coisa que é levada em consideração é que mais de 80% dos telefones da população brasileira são de baixo ou médio poder de processamento. Nem todo mundo tem celular de última geração, então é preciso desenvolver um aplicativo que seja leve, capaz de atender a demanda da população”, conta Walter.
Além dos aplicativos, a Prefeitura planeja disponibilizar ainda um canal de comunicação através do WhatsApp que estará disponível em cerca de 98% dos smartphones da população, para ofertar serviços e aplicações a uma parcela maior de aracajuanos.
Aplicativos disponíveis
Mais Saúde Cidadão
É um aplicativo desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que facilita o acesso dos usuários aos serviços de saúde oferecidos pelo município, disponível para dispositivos Android e iOS. “Com o aplicativo, os aracajuanos podem realizar suas principais tarefas e solicitações de serviços de saúde sem sair de casa, evitando deslocamentos até postos de saúde ou hospitais”, explica Adson Gomes, coordenador de Tecnologia da Informação da SMS.
Conecta Aracaju
O aplicativo é uma ferramenta de comunicação da gestão municipal que permite aos cidadãos relatar questões relacionadas à iluminação pública a qualquer hora, todos os dias da semana. Disponível para download na Play Store.
ClimAju
É um aplicativo de monitoramento do tempo e clima em tempo real na capital, que facilita o acesso da população às informações sobre temperatura, umidade relativa do ar, intensidade da chuva, fases da lua e as previsões do tempo, com atualizações diárias e perspectiva para o período de até 15 dias.
Rádio Corredor
A rádio corredor é uma ferramenta de comunicação entre a administração municipal e os servidores. Parte da programação é apresentada ao vivo, das 10h às 11h, de segunda a sexta-feira, e reprisada nos mesmos dias da semana, das 16h às 17h. Além disso, a grade contempla uma programação transmitida 24 horas por dia, com blocos de notícias sobre as ações da Prefeitura de Aracaju, informes e peças de divulgação. Há também a veiculação do Podcast “Cidade em Ação”, outro produto exclusivo da Secom, e blocos de música.
Cittamobi
Este aplicativo funciona como facilitador da rotina no transporte público, permitindo que os usuários vejam as previsões das linhas em tempo real, favoritem linhas frequentes e planejem rotas. Está disponível para aparelhos com o sistema Android ou iOS, através das lojas de aplicativo Google Play (para Android) ou App Store (para iOS).
Assine Aqui
A ferramenta permite que autoridades e usuários autorizados assinem digitalmente documentos que tramitam no âmbito da Administração Direta e Indireta do Município e sejam disponibilizados no sistema, possibilitando unir a informação contábil e patrimonial de maneira segura e prática.
Foto: Marcelle Cristinne/PMA