Por Joedson Telles
“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará” Salmos 23:1 (ARA).
A virada do ano aviva sonhos. Renova a confiança na vitória. Pode ser um emprego. A saúde. Um casamento. A causa ganha em um processo que se arrasta há anos na Justiça. A aprovação em um concurso, que leve o sonhador a acreditar na segurança. O ano novo parece ter aroma de um perfume importado dos bons. E, assim, milhares de pessoas aguardam o momento cheias de planos e esperança.
Todavia, será que a tão sonhada vitória tem mesmo a magia da felicidade? Ou, mesmo que se alcance o objetivo, um outro problema – ou mesmo a morte – cedo ou tarde bate à porta e o novo drama é ainda maior?
O conhecido salmo 23 responde as indagações, ensinando nas entrelinhas que, sem Deus, ainda que não percebamos (ou percebemos, mas não admitimos) jamais estaremos contemplados. Sempre estaremos em busca de algo que preencha um vazio.
A Bíblia Nova Versão Internacional (NVI) deixa isso mais claro que a Almeida Revista e Atualizada (ARA), apesar desta última ser mais conhecida: “O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta”.
Ou seja, pegando o início deste texto, o Senhor é o meu pastor e não tenho falta de emprego, saúde, casamento…
Ou Deus provendo tais coisas – se estas estiverem de acordo com a Sua soberana vontade (Jó 42:2 ) – ou não, o crente, aquele que tem Deus como Senhor e pastor, vive contemplado. Tem problemas, lógico, mas nada rouba a sua paz; até porque a sua felicidade está atrelada à comunhão com Deus (Salmos 1:2), e não às coisas materiais e passageiras deste mundo (Mateus 6: 19-21).
A senhora ou o senhor que estiver lendo este texto, faça planos para 2024, mas coloque Deus em primeiro lugar. Não descuide das coisas espirituais, pois são as mais importantes.
“… não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas (Mateus 6:25-33).
Feliz ano novo em Cristo Jesus.