A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou um Projeto de Lei que cria o Estatuto da Frente Parlamentar Municipal em Defesa e Proteção dos Animais. O projeto é de autoria do vereador Dr. Emerson Costa (Rede) e atende a uma antiga reivindicação das entidades que atuam nesta área. Segundo o autor do projeto, as entidades passam a dispor de mais um instrumento na luta para a concretização de uma política pública municipal em defesa e proteção dos animais. Agora, afirmou Dr. Emerson, “vamos chamar as entidades dos animais para que assumam o protagonismo desta Frente”.
Na ocasião da aprovação do projeto, Dr. Emerson Costa, que há muito milita nesta área, fez questão de lembrar que a cidade de Aracaju não dispõe de nenhuma política pública em defesa e proteção dos animais e lembrou que, antes da aprovação da Frente, ainda no início deste ano, após três anos de muita luta, ele conseguiu também que a CMA aprovasse a Lei de Castração de Animais, que passou a ser responsabilidade da Prefeitura de Aracaju.
Para o vereador do Rede Sustentabilidade, é preciso que se tenha uma política pública de proteção aos animais para evitar a proliferação de doenças entre os próprios animais, assim como a proliferação de zoonoses que acometem as pessoas consequência, principalmente, dos animais abandonados”. Outra batalha empreendida, há anos, pelo parlamentar Dr. Emerson Costa é a compra, por parte da Prefeitura de Aracaju, de um castra-móvel, antiga reivindicação das entidades de proteção e defesa dos animais: “vamos continuar lutando por esta pauta”, afirmou o parlamentar.
Enviado pela assessoria