É da senadora Maria do Carmo Alves (DEM), Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que concede licença maternidade e licença paternidade para os casos de adoção. “Atualmente só fazem jus ao benefício mães e pais biológicos”, destacou a senadora, ressaltando considerar injusto não garantir tal direito aos pais que adotam. “Uma criança adotada precisa muito mais desse convívio e aproximação para estreitar laços com a nova família”, afirmou.
Para Maria, a PEC cumpre importante papel ao alterar a visão dada pela Constituição Brasileira à licença-maternidade. A proposta de emenda constitucional já foi aprovada no Senado e aguarda apreciação da Câmara dos Deputados.
“Procuramos ampliar os cuidados já expressos com a mãe, com o desgaste físico sofrido por ela decorrente do parto e da amamentação, à atenção integral à própria criança, alertando que os cuidados indispensáveis nos primeiros dias de adoção são tão importantes quanto às atenções recebidas pela criança nos primeiros dias de vida, por sua genitora”, explicou a senadora.
Enviado pela assessoria