Nos três primeiros meses deste ano, o estado de Sergipe registrou 301 casos e uma morte por dengue, de acordo com o Laboratório Central de Saúde Pública do estado (Lacen). Diante do crescimento de casos, o deputado estadual Paulo Júnior (PV) apresentou projeto de Lei de número 31/2024 que institui a política de combate ao avanço da dengue no estado como uma das prioridades das políticas públicas na área de saúde.
O parlamentar lembrou que Sergipe já recebeu a vacina contra a dengue, porém o número de doses ainda não é suficiente para todos os municípios. Foram enviadas, pelo Ministério da Saúde, 14 mil doses, contemplando os municípios de Aracaju, Laranjeiras, Divina Pastora, Riachuelo, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Santa Rosa de Lima.
“Todos os anos, nosso estado sofre com casos de doenças causadas pelo aedes como dengue, chikungunya e zika. Por mais que municípios e o Estado apresentam planos de contingência, é preciso uma política permanente de combate e de conscientização”, explicou Paulo Júnior.
Projetos
Este ano, o deputado protocolou oito projetos de Lei de diferentes áreas. Na área da saúde, além do que pretende instituir política de combate ao avanço da dengue, foram protocolados os projetos 176 e 177, que tratam do autismo. O Projeto 176/2024, institui o programa de Atenção ao diagnóstico de autismo e intervenção precoce no Estado. Já o 177/2024, pretende permitir às pessoas com transtorno de espectro autista (TEA) o ingresso e a permanência em qualquer local portando alimentos para consumo próprio e utensílios de uso pessoal.