Por Lucivânia Pereira
Durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quinta-feira, 31, o vereador Pastor Diego (União) destacou o aniversário de 507 anos da Reforma Protestante, movimento iniciado em 1517 pelo monge Martinho Lutero. O parlamentar aproveitou a ocasião para refletir sobre os princípios fundamentais da reforma e seu impacto contínuo na vida cristã.
Pastor Diego relembrou que a Reforma Protestante surgiu como uma resposta à insatisfação de Lutero com a venda de indulgências pela Igreja Católica da época, prática que, segundo ele, anulava o sacrifício de Cristo, ao oferecer perdão mediante pagamento.
“Lutero, ao contestar essa prática, propôs cinco princípios conhecidos como os ‘Cinco Solas’: Sola Scriptura (Somente a Escritura), Sola Fide (Somente a Fé), Sola Gratia (Somente a Graça), Solus Christus (Somente Cristo) e Soli Deo Gloria (Glória Somente a Deus). Esses fundamentos, se tornaram pilares do protestantismo e continuam orientando a fé dos cristãos até hoje”, apontou.
Ele reforçou que, embora a Reforma tenha nascido de uma crítica às práticas da época, sua mensagem também representa uma reforma interior contínua. “Completamos 507 anos de um movimento que não acabou, um movimento contínuo que deve ser vivido diariamente. Precisamos de reforma o tempo inteiro em nossa mente. Todo cristão precisa viver essa reforma diariamente, buscando viver de acordo com as Escrituras Sagradas e os ensinamentos de Cristo”, declarou.
O vereador ainda aproveitou para parabenizar os protestantes e denominações evangélicas que tentam manter a essência da Reforma como Lutero propôs há mais de cinco séculos. “Martinho Lutero foi um homem escolhido que não aceitou os padrões da época, que se posicionou e promoveu, de fato, os padrões estabelecidos pela Palavra de Deus”, concluiu Pastor Diego.
Enviado pela assessoria