Ao longo destes três dias do primeiro final de semana de março, Aracaju foi berço de uma vasta programação cultural, artística e esportiva com o Projeto Verão 2024.
O evento que, ano a ano, tem ganhado proporções cada vez maiores, e que insere a capital sergipana no pódio das cidades que contam com eventos de verão, captando um intenso fluxo de turistas e fomentando a economia, além de valorizar o cenário cultural local. Este ano, a parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo de Sergipe foi, mais uma vez, uma fórmula de sucesso para a realização do evento que já entrou na tradição da cidade.
Os trabalhos realizados pela gestão municipal e estadual foram iniciados semanas antes, de forma organizada e planejada para garantir lazer e alegria para o povo sergipano. Para isso, foram disponibilizados serviços de saúde, limpeza, trânsito e transporte público, assistência social e segurança. Toda essa organização, elogiada e reconhecida pelo público que marcou presença nos três dias de festa, foi feita com muito cuidado e carinho, pensando no melhor para a população, como destaca o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT).
“É uma parceria muito importante, que foi iniciada no ano passado com o Projeto Verão 2023 e que potencializa ainda mais a festa. De uma edição para a outra nós vamos avançando e melhorando e, juntos, Governo do Estado e Prefeitura, fazendo o melhor para a nossa cidade e para a nossa gente. A festa foi um grande sucesso, com três dias de ritmos diferentes, de participação da comunidade, com o público lotando todas as noites e com segurança e tranquilidade. Essa é a ideia: juntar todos os ritmos, todas as cores, todas as formas de fazer cultura e dá esse resultado maravilhoso de música, de alegria e felicidade. Isso tudo além do fato de termos esporte, tecnologia, oficinas e uma vasta programação ao longo desses três dias”, aponta o prefeito.
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), destaca como essa parceria entre a prefeitura e o governo tem fomentado a economia local e atraído mais turistas para a cidade e, consequentemente, para todo o estado de Sergipe, o que comprova o sucesso da união das duas gestões para a realização do evento.
“A gente tem que fazer as coisas sempre em parceria e, aqui em Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueiro é um grande parceiro e a gente tem trabalhado juntos, o que tem dado resultado positivo, e o Projeto Verão é exemplo disso. É uma festa do Governo com o Município com esporte pelo dia, cultura pela noite, turismo bombando, hoteis, restaurantes e pousadas lotadas. Com essa união a gente oferece uma estrutura maior, com melhores atrações e com isso a gente consegue trazer mais gente, gerar mais oportunidades de emprego e de renda. Temos demonstrado que, através do turismo e da cultura, a gente tem feito a economia girar e isso traz muito resultado e vamos continuar investindo nisso”, conta o governador.
Com diversidade de atrações culturais e esportivas, graças à união entre prefeitura e governo, o Projeto Verão se tornou um dos principais festivais do calendário de eventos da cidade e de Sergipe. A festa, que já é grande, este ano foi ainda maior, pois além de toda a programação com atividades realizadas na Orla da Atalaia, na região da Praia da Cinelândia, o projeto se estendeu para a Orla Pôr do Sol com o Viradão do Forró, evento que reforça o valor cultural dado a esse ritmo nordestino e sergipano, que concede ao estado a denominação popularmente conhecida como “Sergipe é o país do forró”.
“É de uma grande expertise que a prefeitura de Aracaju tem com o Projeto Verão e esse casamento que deu certo com o governo, que vem dando resultados de sucesso desde o ano passado. Esse evento está sendo aprimorado a cada ano e tem se expandido. A Arena Criativa incorporou uma série de outras atividades culturais, aumentou ainda mais a oferta de programação para as crianças, tivemos ainda, durante os três dias, o Viradão do Forró, na Orla Pôr do Sol, que também valoriza esse estilo musical que é muito popular. Isso sem contar com a programação de shows noturnos aqui na praia que, este ano, trouxe uma programação aceita de forma unânime por todas as pessoas, com diferentes estilos musicais e artistas de renome nacional, bem como artistas da casa, todos esses fatores fizeram do Projeto Verão 2024 um sucesso absoluto”, explica o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia.
O Projeto Verão, assim como outras festas realizadas pela Prefeitura, é conhecido pela tranquilidade e segurança graças ao esquema montado pelos órgãos de segurança municipal e estadual. A parceria das duas gestões nesse evento, e o sucesso dessa união, garante que aracajuanos, sergipanos e turistas possam desfrutar do evento de forma tranquila, com filhos menores, idosos e pessoas com deficiência. Entre aqueles que estiveram no evento, a opinião reforça a realidade vivida durante a festa: o Projeto Verão é uma festa tranquila, onde todos podem aproveitar os shows e todos os atrativos culturais promovidos pelo evento de forma segura.
“Essa é uma festa totalmente segura, e já virou cultura nas festas da Prefeitura de Aracaju essa integração entre a gestão municipal e o Governo do Estado com todas as equipes de segurança, como a Guarda Municipal de Aracaju, as polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros, trabalhando cada um na sua área. A segurança é montada não só no espaço da festa, mas também em toda a região periférica e até mesmo no espaço do mar. Temos ainda a tecnologia como aliada, com as câmeras de reconhecimento facial, além da nossa parceria com a Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc). Tudo isso para garantir a segurança e que as pessoas possam aproveitar da melhor forma o Projeto Verão 2024”, conta o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), tenente-coronel Silvio Prado.
Foto: Michel de Oliveira/PMA