A senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) considera que a reforma política foi o assunto que balizou a atuação da bancada feminina no Senado Federal, no primeiro semestre deste ano. “O tema foi alvo de muitas mobilizações e importantes debates”, constatou a senadora, ressaltando que o principal objetivo é aumentar a presença das mulheres na vida política do país.
“Tenho reafirmado reiteradas vezes que a mulher precisa ocupar o espaço que lhe cabe no cenário político e nas instâncias de poder”, destacou a senadora que, em Sergipe, está comandando a Campanha “Mais Mulher na Política: a Reforma que o Brasil precisa”, que será potencializada com uma sessão especial no plenário da Assembleia Legislativa do Estado, no próximo dia 17 de agosto.
Maria do Carmo ressaltou que a questão está sendo tratada em uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 98/2015, cujo texto, da Comissão da Reforma Política, já começou a ser analisado pelo Plenário do Senado. “Esse texto prevê a reserva de pelo menos 10% das vagas nas Casas Legislativas para as mulheres, na primeira eleição após a promulgação”, explicou, acrescentando que, depois o percentual passaria para 12% das cadeiras nas eleições seguintes e para 16% das vagas na terceira eleição, após a vigência das novas regras.
A senadora, que está em seu terceiro mandato consecutivo, admite que ainda não é o percentual desejado e merecido, mas já sinaliza para um avanço importante. Para ela, essa exigência fará com que os partidos passem a valorizar e a abrir mais espaço para as mulheres na sua estrutura organizacional.