Senador justifica que João Alves Filho também será pré-candidato
Por Joedson Telles
O senador Antônio Carlos Valadares, que já recebeu a chamada carta branca da Direção Nacional do PSB para construir a pré-candidatura do deputado federal Valadares Filho a prefeito de Aracaju, em 2016, afirmou, na manhã desta quinta-feira, dia 16, na Ilha FM, que o PSB de Sergipe vai, sim, manter de pé o projeto e buscará apoio entre os aliados para fortalecê-lo. “Em política, tudo pode acontecer. A gente tem que estar prevenido para tudo. Mas a boa relação mantida, hoje, entre Valadares Filho e demais aliados, pode levar a uma aliança histórica. Uma aliança que foi definida há anos com a participação do (saudoso) governador Marcelo Déda”, disse o senador. “Há uma preferência pela aliança que fizemos até a eleição de 2014.”
Valadares antecipou, todavia, que para compor uma aliança em prol do projeto Valadares Filho, o PSB não tem restrição a nenhum quadro político, exceto, obviamente, ao prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), já que este deve também lançar a sua pré-candidatura a qualquer momento. “Mas mantemos uma relação de respeito com o prefeito, inclusive, aqui em Brasília, a gente apresenta emendas em favor de Aracaju. Sempre que possível, a gente se encontra para discutir os temas relacionados ao desenvolvimento da cidade com o prefeito e com o vice-prefeito, José Carlos Machado”, disse.
O senador comentou ainda a possibilidade da ideia dele tentar outra reeleição para senador da República, em 2018, atrapalhar os planos de Valadares Filho, já que uma eleição de prefeito de Aracaju, em 2016, fortaleceria a suposta candidatura do PSB ao Senado, contrariando pretensões de outros aliados. “Acredito que essa possibilidade não pode se constituir num fato impeditivo de apoio a Valadares Filho, porque a eleição de 2018 está muito distante. Não estou fazendo campanha para senador. Não é época. E o nosso partido não definiu ainda se terá ou não candidatura para governador ou senador. Estamos focados em 2016”, disse o senador.
De acordo com Valadares, uma eleição de Valadares Filho não seria bom apenas para ele e o PSB, mas para todo o agrupamento político. “Fortalece uma candidatura também de governador. Não somente do PSB, mas de outros partidos – inclusive o próprio PMDB. A eleição de Valadares Filho resolve também outra questão importante: é que a saída dele de deputado federal abra uma vaga importante não apenas internamente como também no âmbito da coligação que venha a ser feita em 2018. E, sem dúvida, será uma oportunidade de se renovar a política em Sergipe, uma vez que o prefeito não pensará em sair, em 2018, para ser candidato a nada ”, prevê Valadares.