Uma onda rosa tomou conta da capital sergipana neste início de outubro, o mês da Campanha Nacional de Conscientização contra o Câncer de Mama e o Câncer de Colo do Útero. O olhar sensibilizado da Prefeitura de Aracaju levou para alguns pontos da cidade uma iluminação especial, a fim de chamar a atenção da população para um tema muito importante: a saúde da mulher.
O “Outubro Rosa” traz à tona a necessidade do diagnóstico precoce, fortalecendo a importância das mulheres adotarem, cada vez mais, comportamentos para prevenção da doença e, para isso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza, durante todo o mês, uma série de ações neste sentido.
Na cidade, para quem passa pela Colina do Santo Antônio, no bairro que leva o mesmo nome, pode visualizar o tom rosa que brilha do alto, embelezando a igreja e a redondeza. Assim como a sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o Hospital Fernando Franco, localizado no bairro Farolândia, o Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), no bairro Siqueira Campos, a Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN), no bairro 17 de Março e os Arcos da Orla da Atalaia também acenderam as luzes na cor rosa, como uma forma de integrar à campanha e reforçar a importância do tema.
No âmbito da Saúde do município, a gestora da pasta, Waneska Barboza, destaca que a Prefeitura de Aracaju realiza ações específicas voltadas à mulher durante ao longo de todo o ano. No entanto, outubro traz a oportunidade de reforçar essas atividades e o alerta à sociedade para, cada vez mais, buscar o diagnóstico precoce e assertivo, a fim de garantir um tratamento eficaz para as aracajuanas.
“Isso é uma forma de, durante este mês, podermos relembrar diretamente à sociedade, que nós precisamos fazer essa busca ativa das mulheres, que precisamos agir de forma imediata, exatamente para evitar que essa mulher chegue ao nosso serviço de saúde com a instalação do câncer de uma forma já avançada, sendo difícil poder ajuda-la no primeiro momento. Obviamente que nós vamos trabalhar o ano todo contra o câncer e fazer essa busca ativa de mulheres o ano todo, mas o mês de outubro é estratégico, é quando a gente se dedica mais, fala mais, e evidencia mais essa necessidade de fazer a busca ativa, de relembrar às mulheres que façam o autoexame, que pensem nessa possibilidade, procurem uma forma de ter um diagnóstico precoce, para ter um tratamento também precoce”, enfatiza a secretária.
Durante o mês de campanha é importante que haja uma mobilização por parte da população, justamente para que as mulheres se envolvam mais com a causa e as informações alcancem cada vez mais pessoas, como explica a médica mastologista, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia de Sergipe (SBM-SE), Aline Valadão.
“Além de estimular comportamentos para prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa é um momento oportuno para lutar pelo diagnóstico precoce e assertivo, tratamento e reabilitação eficazes. A união de toda a sociedade, em todos os seus setores, é fundamental para expandirmos a mensagem da campanha e transformar vidas, reforçando que é preciso estimular o autocuidado, que a doença tem cura e que podemos alcançá-la por meio de avanços médicos, detecção precoce e tratamentos eficazes”, destaca Aline.
A médica destaca, ainda, a importância de iniciar o exame de mamografia anualmente a partir dos 40 anos, pois “é o único exame capaz de reduzir a mortalidade por câncer de mama em 25%”. “Durante todo o mês de outubro e em todos os meses do ano, a SBM mobiliza toda sociedade quanto à importância do diagnóstico precoce, com a realização de exames preventivos e visitas regulares ao médico. Queremos engajar com o poder público, entidades, associações comunitárias, escolas, universidades e toda sociedade para disseminar essa importante mensagem que vise o diagnóstico, tratamento e reabilitação do câncer de mama. Esta é a doença que mais compromete a vida das mulheres, entretanto, se diagnosticada precocemente, tem cura. Por isso a necessidade de estar sempre fazendo exames e tendo acompanhamento médico”, complementa Aline Valadão.
A um toque do cuidado
A SMS estará realizando, durante todo mês de outubro, uma busca ativa reforçada, a fim de evitar que mulheres com câncer de mama e/ou com câncer de colo de útero cheguem às unidades de saúde com a instalação do câncer em estado avançado. A ação já acontece de praxe ao longo do ano, mas neste mês as recomendações de autoexame, exames de rotina, diagnóstico precoce e tratamento também precoce são intensificadas.
Para isso, a Saúde de Aracaju, através da Rede de Atenção, realizará no dia 21 deste mês, o Sábado Saudável, que acontecerá das 8h às 13h, em oito Unidades Básicas de Saúde. São elas: Augusto Franco (Farolândia), Elizabeth Pita (Santa Maria), Ministro Costa (Jardim Esperança), Adel Nunes (América), Dona Jovem (Industrial), José Augusto Barreto (Japãozinho), Anália Pina (Almirante Tamandaré) e Dr. José Calumby (Jardim Centenário).
Durante a programação, serão disponibilizados serviços de saúde voltados ao combate do câncer de colo de útero, câncer bucal e exames para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, bem como teste rápido de gravidez e atualização do cartão vacinal para o público em geral; exame citopatológico de colo de útero – prioridade para faixa etária entre 25 a 64 anos; exame clínico das mamas e agendamento de mamografia – prioridade para faixa etária entre 50 à 69 anos; agendamento de ultrassonografia de mama e transvaginal.