Por Luiz Sérgio Teles
Na manhã desta terça-feira 25, o deputado estadual Augusto Bezerra (DEM) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para explicar a situação do Plano Diretor de Transporte de Sergipe. Segundo o deputado, o plano existe, mas está desatualizado. “Ele foi feito no governo de João Alves Filho, através de uma empresa de Curitiba que veio para Sergipe fazer o estudo. Hoje, o transporte de Sergipe e de Aracaju está todo irregular. Existem normas aprovadas que só terão validade quando a comissão de transporte desta Casa aprovar nas comissões e em plenário o Plano Diretor. O Plano Diretor vai precisar, além da comissão de transportes, de ideias que serão fornecidas pela SMTT, pela Sedurb, que cuida do transporte, e pela Câmara Municipal de Aracaju, a qual eu já conversei com o líder do prefeito, o vereador Agnaldo, para que fosse apresentado sugestões”.
Augusto observou que o Plano Diretor se encontra na Asssembleia a mais de 5 anos e a discussão sobre ele precisa ser retomada.” Essa Casa precisa colocar o plano diretor de transporte como carro-chefe em 2015 para que o transporte de Sergipe e da capital se torne regular. É preciso que aconteça isso. O plano existe, mas está desatualizado, em torno de 15 a 20 dias a empresa que fez o plano pode atualizar o mesmo, para que seja votado no início da próxima legislatura. Vamos pedir prioridade nesta Casa para que seja aprovado o Plano Diretor”.
O deputado ressaltou o movimento contrário que a população tem feito ao transporte público pela sua má qualidade. “Em Riachuelo, em toda Grande Aracaju e em Aracaju. É preciso isso para que a população não fique como hoje, horas e horas no ponto de ônibus, perdendo seus empregos, saindo de casa três quatro horas antes de cumprir uma tarefa por conta do sistema de transporte. Tem que a comissão de transporte se especializar juntamente com os demais órgãos que eu citei para que possa apresentar a população um Plano Diretor de Transporte aprovado e que de condições para melhoria de transporte em Sergipe e na capital”.