Na manhã desta quarta-feira 21, a Assembleia Legislativa de Sergipe esteve presente no município de Neópolis para realização de Sessão Plenária Itinerante. Toda uma estrutura foi elaborada para que a população pudesse acompanhar de perto o trabalho executado pelos parlamentares sergipanos, a fim de que as reivindicações do Baixo do São Francisco fossem expressas in loco. Com a coordenação do presidente da Assembleia, Deputado Luciano Bispo, a mesa foi composta pelo prefeito de Neópolis, Amintas Diniz; presidente da Câmara Municipal, Amilton Amorim; deputados; vereadores; e diversos representantes da sociedade do Baixo do São Francisco.
Neópolis completou 336 anos de emancipação política no dia 18 de outubro e pela primeira vez recebe uma assembleia itinerante. Segundo o prefeito Amintas, que comentou a felicidade em fazer parte deste momento, essa aproximação só tem a fortalecer os laços entre legislativo, executivo e sociedade. “Esse encontro unifica os entendimentos e pensamentos entre os poderes executivo e legislativo. Para a região é ótimo, pois aborda as carências do local pela visão de quem vive o dia-a-dia”, afirmou o gestor.
O presidente da Câmara Municipal de Neópolis, Amilton Amorim, também abordou o ineditismo da assembleia e sua importância, com o pensamento de que o projeto acontecerá mais vezes no município. Sobre a visível relação parceria entre a Câmara e a Prefeitura Municipal, Amilton explicou o porquê dos dois poderes cruzarem o caminho de forma constante. “A união dos poderes se dá quando existe um gestor competente e com bons propósitos para a população. O país atravessa uma das maiores crises ético-econômicas da história e, com a experiência que tem, o prefeito tem sabido como atravessar esse momento”, disse.
Vereadores, professores, prefeitos, professores, padre, entre outros personagens da sociedade expuseram suas reivindicações de forma objetiva, obtendo um retorno dos deputados, que proferiram respostas às declarações e dados sobre Neópolis e outras cidades do Baixo do São Francisco. Os principais temas colocados em pauta foram: Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) da região; zona rural, com ênfase na valorização do trabalhador local, geração de emprego e proveniência de recursos para o trabalho; Rio São Francisco e sua conservação, além de abordar a necessidade de um espaço para a coleta seletiva; promoção do Turismo sustentável, fazendo com que o município gere emprego e receba com estrutura os visitantes; diversos aspectos da saúde local, principalmente em relação ao hospital regional de Neópolis; e a instrução educacional, capacitando os professores e alunos para que todos os aspectos da vida em sociedade funcionem melhor.
A estrutura do evento foi complementada com um telão transmissor fora do Fórum, devido à capacidade limitada de ouvintes dentro do local. Os alunos do projeto neopolitano Raízes da Paz marcaram presença com a banda Som do Velho Chico, responsáveis pela música do evento.
Enviado pela assessoria