Juízo é de André Moura, criticando o Estado pela falta de segurança em Sergipe
O aumento da violência em Sergipe foi tema do discurso proferido, na tarde desta quarta-feira 17, pelo líder do PSC, André Moura, em posse de várias manchetes dos principais jornais de Sergipe. O demonstrativo da falta de segurança pública foi apresentado na Câmara dos Deputados.
“Estado com uma das menores populações do Brasil, Sergipe obviamente poderia garantir o mínimo de tranquilidade ao cidadão, com mais policiais nas ruas, delegacias estruturadas e condições dignas para os servidores que desempenham a função de garantir segurança à sociedade sergipana”, ressaltou Moura.
A imprensa local apresenta diariamente manchetes que retratam a má gestão do Governo de Sergipe em conceder o mínimo do direito exigido na CF/88 para o que o cidadão tenha o bem maior preservado, a vida. “Não importa onde esteja a notícia, se nos jornais impressos ou na internet, como diz o adágio popular, se espremer, teremos apenas sangue nas mãos”, afirmou o sergipano.
Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam Sergipe como o sexto lugar mais violento do país em 2012. Moura lembrou que sem concursos públicos para o aumento do efetivo das polícias e infraestrutura necessária o secretário João Eloy, titular da SSP/SE, jamais conseguirá um nível de excelência desejado.
“Sergipe é um local sem lei, onde os marginais estão tomando as ruas, a ineficiência administrativa do Estado faz com que o cidadão tenha que criar mecanismos de defesas para proteger a família e os bens conquistados. A vida tem sido banalizada pelos que com armas em punho praticam homicídios diariamente”, alertou.
Segundo Moura a temerária situação da violência decorre da falta de ação do Governo Estadual, que não planeja, gasta mal os poucos recursos de que dispõe e não se utiliza da vantagem de integrar o partido da presidente da República para reverter o quadro. “Além disso, crianças e adolescentes não têm políticas especificas para a diminuição da delinquência e os idosos vivem sem delegacia específica para atendimento e sem proteção alguma do poder público”, disse o deputado.
“Os sergipanos são reféns dos bandidos: do roubo de gado, dos assaltos a bancos, de abusos contra crianças, adolescentes e idosos, e homicídios indiscriminados. E, principalmente, vivem sob um desgoverno que elevou Sergipe ao patamar de um dos estados mais violentos do Brasil”, finalizou o líder do PSC.
Enviado pela assessoria do deputado André Moura