A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está executando uma importante obra de infraestrutura na rua Vila Ana, situada no bairro Santo Antônio, zona Norte da capital.
A intervenção promete transformar significativamente a qualidade de vida dos moradores da comunidade, projetando um ambiente mais moderno e acessível.
Com investimento superior a R$ 1,7 milhão, a obra na rua Vila Ana é uma das 23 intervenções previstas no programa ‘Aracaju Cidade do Futuro’, que tem um robusto aporte de R$ 500 milhões, fruto de uma operação de crédito internacional junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), destinados à execução de obras estruturantes e de mobilidade urbana por toda capital.
Os serviços englobam a implantação de redes de drenagem pluvial e de esgotamento sanitário, terraplenagem, pavimentação em concreto armado, além da construção de passeios com acessibilidade. A obra também se estenderá à travessa Vila Ana, que leva o mesmo nome da rua, somando, juntas, aproximadamente 650 metros de melhorias.
Futuro melhor
Enquanto as máquinas e os operários seguem a todo vapor na rua Vila Ana, a esperança de um futuro melhor já começa a tomar forma no coração dos moradores, que aguardam ansiosos o dia em que poderão caminhar por ruas e calçadas seguras. A iniciativa da Prefeitura vai resolver problemas históricos da comunidade, como alagamentos, esgoto a céu aberto, poeira e lama, proporcionando mais dignidade para todos.
Aos 48 anos, Edinalva Santos Feitosa, diarista, mora há uma década na rua Vila Ana e fez questão de expressar seu otimismo com a intervenção da Prefeitura. “Muito bom. Tenho certeza que a nossa rua vai ficar muito melhor depois que concluir essa obra. A gente vai ter água encanada e não vai ter lama e nem buracos na rua. Os nossos problemas vão se resolver”, afirmou.
Anderson Ferreira dos Santos, pedreiro de 32 anos e residente da localidade desde que nasceu, diz que está satisfeito com as obras. “Estamos muito felizes com essas intervenções aqui na rua. Quando a Prefeitura terminar, vai retirar a gente deste barro e desta lama que têm aqui, principalmente quando chove. Do jeito que está sendo feito, vai melhorar tudo, principalmente a nossa rede de esgoto. E ainda vai valorizar mais a nossa moradia”, frisou.
O mecânico Antônio Sérgio Lima de Jesus, 58, também aguarda por melhorias significativas. “Nós, moradores, estamos sem calçada há muito tempo, e não temos uma rede de esgoto. Agora, quando concluir essas melhorias, não teremos mais problemas com a lama que se forma no período de chuvas”, ressaltou.