Por se tratar de um espaço novo, localizado no conjunto Augusto Franco, o Mercado Milton Santos foi criado com o objetivo de oferecer aos moradores do bairro Farolândia e de toda a região da Zona Sul e também da Zona de Expansão, a compra de produtos frescos em um local seguro e higienizado.
Organizado e com apenas cinco meses de existência, o mercado agrega 152 bancas com produtos sortidos da agricultura comum e familiar, bancas de carnes, produtos artesanais, sendo 16 para comercializar produtos orgânicos – exigência do Ministério do Desenvolvimento Agrário que em contrapartida com a contribuição financeira do projeto, garante à comunidade este tipo de comércio que vem recebendo a aprovação de adeptos.
A dona de casa Sônia Caula aprovou a ideia dos produtos orgânicos. ?Vivo há 26 anos em Aracaju e sou apaixonada pela cidade. Achei fantástico abrirem esse mercado, que além de oferecer vários produtos alimentícios importantes, encontramos os orgânicos também. Sempre que posso venho aqui, e os comerciantes são muito simpáticos também?, concluiu.
E quando se fala em artesanato, o mercado concentra uma série de opções a partir de um projeto social. “O artesanato que é comercializado aqui faz parte de um projeto que envolve filhos de agricultores da agricultura familiar. Estamos muito felizes em fazer parte deste trabalho”, afirmou a artesã Luana Maria Santos Xavier.
Bares
O Mercado Milton Santos oferece, ainda, quiosques que funcionam como bares. “Os dias mais procurados são os de sexta, sábado e domingo, já que estes locais são opções de lazer. Tanto para um café da manhã, como para um programa de amigos, os bares estão sendo uma excelente escolha já que também agregam músicas ao vivo. O café da manhã é oferecido de terça a domingo e shows nos dias de quarta, sexta e sábado à noite”, salientou o coordenador do mercado, Antonino Gomes Pereira.