A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) ratificou a importância e a necessidade de se colocar na ordem do dia questões que visem uma reforma política eficiente e que, de fato, atenda às atuais demandas sociais e políticas. Para ela, esse é um tema que tem mobilizado os congressistas.
Prova disso, citou, é que de fevereiro passado até agora foram apresentadas, no Senado, 17 Propostas de Emenda à Constituição e 16 projetos de lei que alteram o sistema eleitoral e as regras para a realização de eleição.
“Percebe-se que há um entendimento de que precisamos cuidar dessa questão com a maior brevidade possível. Não podemos continuar com esse modelo que, muitas vezes não é, sequer democrático, como se vê com a questão do coeficiente eleitoral e da participação das mulheres nos espaços políticos e instâncias de poder”, argumentou Maria.
Maria sinalizou para alguns pontos que ela considera importantes e que precisam ser revistos nesse processo de reforma, como o financiamento e a duração de mandatos no Executivo. A senadora ressaltou, ainda, que o tema permanece como prioridade na agenda da Casa. Segundo ela, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), tem criado instrumentos visando ampliar o debate do assunto.