Na sessão desta terça-feira, dia 23, a deputada estadual Maria Mendonça (PP) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para fazer um apelo ao secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, para que dedique mais atenção ao Agreste de Sergipe. Segundo ela, os municípios dessa região têm vivido numa situação de insegurança.
A deputada relatou que hoje, quando se deslocava de Itabaiana para Aracaju, recebeu um telefonema de um morador da cidade de Ribeirópolis, registrando que na manhã de hoje dois vizinhos estavam na frente de suas casas conversando, quando chegaram dois bandidos sacaram armas, as vítimas ainda tentaram fugir, mas foram atingidas na sala da residência. Um dos homens morreu e outro foi atingido e socorrido ao Hospital de Itabaiana. “Não aguentamos mais a falta de segurança que está em nosso Estado”, declarou.
De acordo com Maria Mendonça, no último final de semana, na região Agreste, foram registrados vários assassinatos. Ela disse que teve ocorrência em Ribeirópolis, Moita Bonita, Malhador, Areia Branca e hoje mais um homicídio em Ribeirópolis e outra tentativa de assassinato a um pai de família. “Não sabemos onde vamos chegar. As famílias estão assustadas, as pessoas não querem mais andar nas ruas a noite e até durante o dia. Os adolescentes estão indo à escola com medo, com os pais acompanhando, uma situação desesperadora”, afirmou a deputada.
Maria Mendonça acrescentou que nesse episódio de hoje, em Ribeirópolis, depois do ocorrido, familiares foram à delegacia, que às 9 horas ainda estava fechada. “Imagine que situação desesperadora para a população daquela cidade”, declarou. A deputada disse ao secretário João Eloy que não se pode mais suportar essa situação. “As delegacias estão fechadas e quando tem um policial ele não tem como atender as ocorrências porque ele está mantendo a delegacia. Nós estamos numa situação de desespero”, disse.
Sobre a delegacia fechada às 9 horas, a deputada indagou onde estava o delegado que nesse horário estava ausente. “Ele é um servidor público como todos nós e tem horário a cumprir. O secretário precisa tomar uma atitude. Esse governo precisa entender que segurança pública está na Constituição e é direito de todo cidadão. Pagamos nossos impostos e queremos esse direito garantido”, disse, ao deixar seu protesto em nome da população agreste de Sergipe.
Enviado pela Agência Alese