A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) foi eleita vice-presidente do Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, durante solenidade no Senado Federal. A presidência continua a cargo da senadora Angela Porta e o mandato tem duração de um ano.
Bertha Lutz (1894–1976) foi uma das pioneiras do feminismo no Brasil e é conhecida como uma grande líder na luta pelo direito de voto das mulheres brasileiras. O Diploma, criado em 2001 pelo Senado Federal, tem por objetivo homenagear as mulheres por meio do reconhecimento do protagonismo das premiadas na luta pela transformação social e igualdade de gênero.
O Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz foi instituído no Senado Federal para agraciar mulheres que tenham oferecido relevante contribuição na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero em nosso País.
Qualquer entidade de âmbito nacional, governamental ou não, pode indicar uma candidata que desenvolva atividades relacionadas à promoção e valorização da mulher.
Dentre as indicadas, serão escolhidas para serem agraciadas, através de análise curricular, cinco mulheres de diferentes áreas de atuação. Entre as sergipanas já escolhidas estão a procuradora Adelaide Pessoa e presidente da Apada, Lygia Garcez.
As indicações devem ser encaminhadas, até o dia 1º de dezembro, à Secretaria de Apoio a Conselhos e Órgãos do Parlamento da Secretaria-Geral da Mesa, acompanhadas do respectivo curriculum vitae da candidata e de justificativa.
Enviado pela assessoria da senadora