A senadora Maria do Carmo Alves (PP) destacou, nesta sexta-feira, dia 9, a importância do desbloqueio de parte de cerca de R$ 1 milhão da Universidade Federal de Sergipe (UFS). “É inadmissível esses constantes cortes e bloqueios de verbas, pois isso afeta toda a cadeia institucional. Só este ano, houve uma perda de quase R$ 10 milhões, dificultando o andamento dos processos, gerando prejuízo para os estudantes e comprometendo pesquisa e inovação”, disse Maria, que, na semana passada esteve na UFS, conversando com o reitor, Valter Santana, sobre parcerias entre a instituição e o seu mandato.
O desbloqueio da verba ocorreu ontem, após um forte movimento dos reitores por meio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do movimento estudantil. O valor, de acordo com a UFS, é referente às bolsas e ajudas vinculadas ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) disponibilizados para estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, englobando, os auxílios creche, transporte e moradia, o Programa Residência Universitária, as isenções dos restaurantes universitários, dentre outros.
Para a senadora, o contingenciamento de recursos desorganiza o planejamento administrativo da instituição e impacta duramente a realização de projetos acadêmicos. “As universidades públicas têm sido duramente castigadas ao longo dos anos e esse tipo de suspensão e cortes de verbas compromete, ainda, mais toda a funcionalidade da instituição”, disse Maria.