Por Joedson Telles
Não é apenas a Corrente Articulação Unidade na Luta/Construindo um Novo Brasil (CNB), apostando em Silvio Santos, quem está disposta a desbancar o deputado federal Rogério Carvalho da presidência do PT em Sergipe. No PED 2013, o chamado Processo de Eleição Direta, a Articulação de Esquerda também apresentará um nome para a disputa. A certeza é dada pela deputada estadual Ana Lúcia. “Vamos ter a nossa chapa, sim. Já temos a nacional. Valter Pomar é o candidato do nosso agrupamento. Acredito que em nível nacional teremos de três a quatro chapas. A estadual não está muito claro, mas vamos ter candidato”, assegurou sem confirmar se ela mesma será a candidata.
Ana Lúcia explicou que, ao lançar um nome, a Articulação de Esquerda coloca em prática um princípio democrático do PT. “É democracia dentro do partido. Faz parte da nossa história. Sempre o PT tem vários candidatos e nos também temos, porque é a forma de disputarmos as teses. Cada tendência tem sua tese, onde a gente dispute o projeto estratégico do partido, que é rumo o socialismo, mas de que forma trabalhar para se chegar a este projeto estratégico. Quais as táticas. Vamos para o debate e para a disputa. Isso é muito bom para fortalecer a democracia interna do partido”, explicou.
Segundo Ana Lúcia, não foi possível realizar as plenárias ainda por conta das caravanas do partido pelos municípios sergipanos. A deputada explicou que não foi possível abrir a discussão com a militância para que os nomes tanto do candidato a presidente da estadual quanto dos candidatos das municipais sejam escolhidos. “Essa é uma discussão colegiada. Há mais de um mês tínhamos marcado a nossa plenária, mas coincidiu com a caravana de Estância e aí protelamos. Vai ser agora em junho, mas só depois das caravanas”, disse.