Dando continuidade à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio, alunos vestibulandos da rede estadual de ensino participaram na manhã desta terça-feira, 14, da segunda etapa do I Simulado para o Enem 2014, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE).
Mais de 21 mil estudantes estão participando do simulado que teve início ontem e se estende até hoje. As provas são destinadas a alunos do 3º ano do ensino médio e da 4ª etapa do EJAEM. O objetivo é prepará-los para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro, com início às 13h, horário oficial de Brasília-DF, em todas as unidades da Federação
Nesta terça-feira, 14, os estudantes fizeram provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no primeiro dia eles resolveram questões de Matemática, Ciências da Natureza, além da Redação, cujo tema foi sobre a maioridade penal.
As provas do simulado são uma forma de preparar os alunos para os tipos de questões que eles terão que resolver durante o ENEM.
Auxílio
Alunos do Colégio Estadual Tobias Barreto, que participaram do simulado, destacaram a necessidade dessa avaliação como um auxílio para testar seus conhecimentos e se prepararem para o Exame Nacional. É o caso de Mariana Mínero Santos, que pretende entrar no ensino superior e cursar Odontologia. “Acho que a gente tem que estudar muito tempo antes, focar bastante para fazer bem o simulado e obter mais pontos no ENEM. Pensei que seria mais difícil, mas eu já venho me preparando há algum tempo e acho que fiz uma boa prova”, disse.
O seu colega Adriano Lima pretende fazer Engenharia Elétrica, e acha que o simulado é uma experiência bastante válida. “Vejo como uma forma de melhorar o desempenho na hora do Enem, uma maneira de a gente se acostumar com a prova, com os tipos de questões, a forma de marcar o gabarito. Acredito que as provas do Enem serão bem parecidas”, afirmou.
O estudante Igor de Oliveira também se mostrou satisfeito com a experiência de participar do simulado. Ele quer entrar no curso de Direito e acha que o simulado auxilia os estudantes a se prepararem para o Enem. “Ele nos mostra como será a dinâmica com relação aos horários, como serão as provas. O simulado serve para que os alunos tenham uma ideia de como se portar frente às questões do Exame. Achei bem gratificante, deu para testar os meus conhecimentos”, explicou.
Já a sua colega, Júlia Fialho Valeriano, também quer fazer Direito, e disse que vê o simulado como uma maneira de adquirir mais experiência e ver quais as disciplinas e assuntos que precisa estudar mais.
Enviado pela assessoria