A Assembleia Legislativa de Sergipe lançou nesta segunda-feira, 16, o projeto Realizadores, que tem o objetivo de homenagear personalidades da política e história sergipanas. O primeiro a ser lembrado foi o ex-deputado estadual e ex-governador Djenal Queiroz, que, se estivesse vivo, completaria 100 anos em 2016.
O vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, participou da solenidade de homenagem a Djenal Queiroz e relembrou a época em que ambos foram colegas na Assembleia. “Sempre tivemos uma boa convivência. Djenal era meu amigo pessoal e de minha família. Ele era uma personalidade que, apesar de ser duro, sabia sê-lo com ternura”, enaltece.
Djenal e José Carlos Machado foram deputados na década de 1980. O vice-prefeito destaca a atuação do ex-deputado durante a aprovação da Constituição Estadual em 1989. “Ele sempre foi muito respeitado e sabia conviver com todos os colegas, inclusive os que não eram de seu partido. Ele prestou relevantes trabalhos ao Estado e conquistou amigos e é, até hoje lembrado, pelas suas realizações”, destaca.
Durante a solenidade, a irmá do ex-deputado e ex-governador Djenal Queiroz, Maria do Carmo Queiroz, foi homenageada com a entrega de flores. Na ocasião, também foi lançado um selo comemorativo do centenário do político.
Biografia
Djenal Tavares Queiroz nasceu em 12 de maio de 1916 em Frei Paulo, Sergipe. Estudou no Rio de Janeiro na Escola Militar, para onde se mudou na década de 1930. De volta ao Estado, foi comandante da Polícia Militar entre 1947 e 1954, depois foi secretário da Segurança Pública entre 1954 e 1955.
Djenal virou general em 1964, e entrou para a política dois anos antes, quando se filiou ao Partido Social Democrático. Ele foi deputado estadual por seis legislaturas, sendo a última em 1990. Em 1978, foi eleito vice-governador na chapa encabeçada por Augusto Franco.
Em 1982, Augusto Franco renunciou para se candidatar a deputado federal, quando, então, Djenal assumiu como governador de Sergipe.
Enviado pela assessoria