Na manhã desta quinta-feira, dia 22, o deputado estadual Luciano Pimentel (PSB) acompanhou, no plenário da Assembleia Legislativa, a palestra sobre a criação, no Estado, da Casa da Mulher Brasileira e dos Centros de Educação e Reabilitação de Agressores, ministrada pela Juíza e Coordenadora da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Rosa Geane Nascimento.
“Esse diálogo entre os poderes é essencial para efetivação de políticas públicas de proteção à mulher e combate à violência doméstica e ao feminicídio. Hoje tivemos a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho que tem sido desenvolvido pelo judiciário neste sentido e saber da importância de garantir a implantação desses projetos que irão ampliar o cumprimento de todos os eixos da Lei Maria da Penha”, destacou Luciano Pimentel.
Durante a explanação, Rosa Geane apresentou dados da violência de gênero no Brasil, enfatizando que, diariamente, 13 mulheres são vítimas de feminicídio e o país ocupa o quinto lugar no ranking mundial desse tipo de crime. “Por isso é preciso que as leis de combate à violência contra mulher existam. Que elas sejam maiores do que nós. Que elas permaneçam”.
De acordo com a juíza, esse dado reforça a necessidade de dar visibilidade ao tema. “Precisamos trabalhar com a prevenção. Conhecer o problema é o primeiro passo para encontrar formas de enfrentá-lo”, frisou Rosa Geane.
Atualmente, Sergipe figura em 20º lugar em número de mortes de mulheres e, segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, de janeiro a junho deste ano, 10 mulheres foram assassinadas no Estado.
A Casa da Mulher Brasileira objetiva prestar atendimento qualificado à vítima em um espaço integrado e humanizado. Já os Centros de Educação e Reabilitação visam oferecer tratamento multidisciplinar ao agressor, sendo uma alternativa eficaz para auxiliar a coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.