04/08/2015 19:43h Comente
Nesta terça(4), na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Lucas Aribé (PSB) pediu pela ordem para parabenizar a Casa pela implantação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todas as suas sessões. “É um momento histórico e estou muito feliz. Hoje retomamos os trabalhos da Câmara Municipal de Aracaju com uma novidade que venho lutando desde o início de meu mandato: tradução em Libras das sessões. Até então só havia no programa Câmara em Ação”, informa o vereador.
Ainda segundo Aribé, pessoas com deficiência auditiva poderão, a partir de agora, ocupar a Casa do Povo e exercer sua cidadania, acompanhar todas as sessões e votações. “Agradeço ao presidente Vinícius Porto, aos demais vereadores e aos aracajuanos por mais esta vitória. Sinto me orgulhoso de poder presenciar este momento, no qual a Mesa Diretoria atendeu a um requerimento que serve de exemplo para todo o Brasil”, destaca o líder do PSB na Câmara.
Além das traduções em Libras, o parlamentar elogiou a colocação de placas em braile em todo o espaço térreo da Câmara, de mapa tátil, piso tátil, bem como outras medidas anteriores, a exemplo de corrimões com sinalização em braile. “A Câmara se abre para receber a diversidade humana. É sinal de cidadania, acessibilidade e progresso. Aracaju está dando um exemplo ao Brasil de como se fazer acessibilidade em um parlamento municipal. Para encerrar minha fala, quero aplaudir com o sinal de Libras como forma de agradecimento”, pontua Lucas Aribé.
O presidente da Casa, Vinícius Porto, garantiu que outras ações de acessibilidade serão feitas. “Promessa é dívida, Lucas Aribé. Conseguimos hoje tornar realidade este sonho de transmissão acessível dos trabalhos desta Casa. Estamos construindo ações que viabilizem este projeto de acessibilidade. Teremos muitas novidades ainda”, revela Porto.