Por assessoria
No próximo dia 1º, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) empossa a primeira mulher trans como deputada estadual. Eleita por 28. 704 votos, Linda Brasil (PSOL) chega ao Legislativo Estadual com sua mandata, na condição de parlamentar da oposição e com uma equipe estruturada por diferentes eixos de atuação, como Socioambiental, Direitos Humanos, Educação, Cultura, Legislativo, Jurídico e Comunicação, indicando um caminho de ampliação e diversidade de pautas.
Linda Brasil se diz preparada para encarar os novos desafios, reconhece a responsabilidade diante de uma oposição proporcionalmente desfavorável e garante que honrará os mais de 28 mil votos depositados nas eleições de 2022 com uma mandata combativa, acessível e que chega para ser referência.
“Na Alese, darei continuidade ao projeto que a gente já vem desenvolvendo na Câmara de Aracaju. O nosso foco continua sendo a luta por justiça social. Só que, a partir de agora, saímos de uma esfera focada na capital para defendermos a população de todo o estado de Sergipe. Temos muito o que avançar. Sei que não será uma tarefa fácil diante de toda a estrutura política formada por grupos empresariais e políticos conservadores que se alimentam dos vícios do sistema. Mas de uma coisa podem ter certeza: eu estarei forte lutando, defendendo a classe trabalhadora e todos os cidadãos e cidadãs que, diariamente, são vítimas desse modo de fazer política que dilacera os direitos de quem mais precisa”, observa Linda.
Linda destacou o quanto está entusiasmada com a nova missão, mas reforçou a responsabilidade de ser a primeira mulher trans a ocupar uma cadeira na Alese. “Coragem que transforma. Esse foi o slogan da minha campanha. E eu tenho muita esperança. Se não fosse o ‘esperançar’, eu já teria desistido há muito tempo. Apesar de todos os acordos, dos conchavos políticos e das dificuldades que sei que vou enfrentar, estou otimista com esse novo projeto. Assumi o compromisso de me dedicar exclusivamente a esse projeto, que chega para ampliar a defesa por mais respeito, dignidade, cidadania e garantia de direitos a todas, todes e todos os cidadãos sergipanos. A responsabilidade é grande. Tenho certeza que a equipe que se forma neste espaço estará empenhada em ajudar a transformar o nosso Sergipe”, disse a deputada diplomada.
As diretrizes da nova mandata foram construídas de maneira coletiva, com um olhar sensível ao processo de garantia dos direitos humanos e analisando, de maneira criteriosa, as consequências dos movimentos fascistas. “Já definimos os caminhos que seguiremos a partir do dia primeiro de fevereiro. Sergipe terá uma voz para fiscalizar, cobrar e denunciar os conchavos, a política do toma lá dá cá, as violações de direitos e os retrocessos. Será uma mandata que dará prioridade ao diálogo, prezará pelo respeito, mas não abrirá mão de lutar, firmemente, para que Sergipe avance de maneira humana, mais igual e com oportunidades para todas, todos e todes”, frisou.
Agenda Marielle Franco
A mandata estadual fará parte de um conjunto de práticas e compromissos políticos antirracista, feminista, LGBTQIA+ e populares. “Essa agenda se espelha na forma como Marielle Franco fazia política. Uma maneira que muito nos orgulha enquanto membros do Psol. A mandata estará alinhada com os objetivos e a missão dessa agenda importante para revolucionarmos a sociedade brasileira”, pontuou Linda.
Planejamento Estratégico
Entre os dias 23 e 25 deste mês, ocorreu, na Escola do Legislativo, o ‘Seminário de Planejamento Estratégico’, que foi realizado com toda a equipe da deputada diplomada com o objetivo de pensar a nova mandata, refletir sobre os desafios que serão enfrentados durante a atuação da parlamentar. Um momento de formação política, orientações legislativas e até de capacitação profissional.
“Estamos construindo o planejamento com ações que farão da mandata uma ferramenta forte, organizada e com objetivos muito bem definidos, que se resumem numa luta consistente em defesa dos direitos humanos de todos, todas e todes. Eu não me renderei a esse sistema corrompido. Estaremos de mãos dadas em defesa de um Sergipe cada vez melhor, mais justo, humano e que garante os direitos a todos os cidadãos e cidadãs”, reforçou Linda.