O vice-presidente da CNC, deputado federal Laércio Oliveira, discursou nesta quarta-feira, dia 9, no Palácio do Planalto na solenidade que lançou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Ponatec) 2016. O programa é realizado em parceria com o Sistema S e comemorou 9,4 milhões de matriculados de 2011 a 2015. Participaram do evento a presidente Dilma Rousseff, o ministro da Educação Aloísio Mercadante, o ministro do Desenvolvimento Econômico Armando Monteiro, o presidente da CNI, Robson Andrade, entre outras autoridades.
“Esse programa é fundamental para o país superar a crise porque ele tem a condição de elevar a capacidade produtiva dos brasileiros e do Brasil, especialmente nas áreas de tecnologia e inovação”, disse Laércio, acrescentando que sua origem é da base da pirâmide social e que começou sua vida profissional fazendo um curso do Senac.
Durante o evento, discursaram dois jovens que ficaram em primeiro lugar no quadro geral de medalhas da WorldSkills, principal competição de educação profissional do mundo, realizada em agosto passado, em São Paulo. Foi a melhor colocação brasileira na história do evento, superando até o vice-campeonato conquistado na Inglaterra, em 2011. Dos 56 participantes nacionais mais competitivos, 47 haviam feito o Pronatec.
Em seu discurso, o deputado Laércio Oliveira destacou que o Senac e o Sesc sempre estiveram atentas ao interesse público e coloca-se como parceiras de primeiro momento em programas e políticas governamentais que têm a educação de qualidade seu ponto focal de sustentação. Assim foi com o Pronatec.
Segundo ele, anualmente, centenas de milhares de brasileiros encontram nas unidades do Senac espalhadas por todo o país, oportunidade de iniciar ou evoluir em uma carreira profissional no comércio de bens, serviços e turismo. Junto com as ações do Programa Senac Gratuidade – PSG, que beneficiou em 215 outras 638 mil pessoas, o Senac no Pronatec irradia o poder transformador da educação, mudando o destino e o futuro de milhões de brasileiros.
O deputado destacou ainda a importante atuação do Sesc que pela via da educação regular e da educação de jovens e adultos têm transformado a vida de milhões de brasileiros. “A par das ações vinculadas à cultura, ao lazer, à saúde e ao turismo social, o Sesc acredita que instruir, educar e orientar para o conhecimento é uma missão de cidadania e transformação social e agrega nesse momento toda sua experiência e competência no aprimoramento desse importante programa nacional”.
Por Carla Passos