“A pesca vai sair do ambiente artesanal que sempre viveu aqui em Sergipe, e vai passar para o ambiente industrial”. Essa foi a conclusão do senador Laércio Oliveira (PP), ao participar, no último final de semana, da Expopesca 2023, evento que congrega agentes participativos da cadeia produtiva de pesca e aquicultura dos estados de Sergipe, Bahia e Alagoas.
“Na Câmara da Pesca da Fecomercio muito se falava de criação de peixes nesses tanques espalhados no estado, camarão em cativeiro, no crescimento da produção de camarão em Sergipe, na capacidade de pesca esportiva da nossa costa, nas bacias hidrográficas que nós temos, na benção da natureza de nos proporcionar tanta riqueza e um ambiente propício para a criação da diversidade marinha que nosso estado tem. Precisávamos de um evento para mostrar toda essa potencialidade e assim surgiu o Expopesca”, afirmou Laércio.
Na segunda edição, o evento cresceu bastante em relação ao primeiro realizado no ano passado. “Eu imaginava que no quinto ano a gente encontraria a calibragem ideal, mas vimos isso na segunda edição, com tanta gente acreditando, tanta gente investindo, tanta gente apostando que a pesca é um caminho. Então, qual é a conclusão que eu tiro disso? E a gente quer valorizar a mão de obra empregada na produção pesqueira do nosso estado. A gente quer melhorar o terminal pesqueiro, fazer com que ele aconteça. A gente quer criar um ambiente com saúde na veia, para que as pessoas adquiram os produtos pescados e nas atividades desses trabalhadores do mar que quando chegarem aqui para vender os seus produtos, encontre um ambiente propício para isso”, disse.
O parlamentar acrescentou que se considera um político desenvolvimentista. “O desenvolvimento transforma e promove a maior política social que existe, que é o emprego. Então o meu gabinete é da pesca, do petróleo, do gás, do turismo e todas as pautas que promovam emprego”.
O coordenador da Câmara Empresarial de Pesca e Aquicultura da Fecomércio, e coordenador da Expopesca, Humberto Eng, lembrou que Laércio é um dos padrinhos do evento porque era presidente da Fecomercio quando o evento foi criado.
“Quero agradecer à Fecomércio, por estimular o trabalho em favor da pesca e aquicultura de Sergipe, quando em 2017 iniciou o trabalho para que pudéssemos constituir a Câmara Empresarial de Pesca e Aquicultura. De lá novas ideias foram surgindo e ações se direcionando para que o setor fosse fortalecido. Hoje, a Expopesca é o maior evento do Nordeste sobre essa atividade tão importante para nosso estado e para todo o Brasil. E nisso agradeço a Laércio Oliveira, Marcos Andrade e Fernando Carvalho por nos darem total apoio e abraçarem o projeto da Expopesca conosco”, disse Eng.
O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Fernando Carvalho, destacou que a Expopesca é um evento inovador e revolucionário para o mercado da pesca no Nordeste, consolidando-se como o maior evento do segmento na região.
“Sergipe é o quarto maior produtor de camarões do Brasil e isso deve ser valorizado, pois a cultura do produto pescado é uma importante movimentadora da cadeia produtiva de nosso estado, fortalecendo a geração de emprego e renda para os sergipanos e movimentando nossa economia de modo a continuar crescendo. A Expopesca surgiu de forma a tomar corpo e evoluir significativamente nesses dois anos, a ponto de hoje estar em posição de destaque nacional, abarcando os estados da Bahia e Alagoas, em seu desenvolvimento. É uma ação que fortalece sobremaneira a economia dos três estados e com as discussões e apresentações aqui feitas, certamente essa força se aumentará e continuaremos a crescer em nosso posicionamento no mercado nacional”, afirmou Carvalho.