Os alunos da rede municipal de ensino de Aracaju vêm apresentando avanços significativos na aprendizagem, um reflexo do investimento que a Prefeitura de Aracaju tem feito, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), em ações voltadas especialmente a esse fim, a exemplo da aquisição de laboratórios de Matemática e Ciências para equipar as unidades de ensino.
Todas as 46 escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) dispõem desses laboratórios, os quais estão instalados em salas específicas e contam com elementos matemáticos e científicos para enriquecer as aulas, complementando a teoria e oportunizando aos alunos uma melhor fixação de conteúdo e, por consequência, o avanço na aprendizagem.
De acordo com a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Izabel Cristina Santos Silva, Daniela da Silva Nascimento, esse tipo de didática, através de experimentos e atividades práticas, é imprescindível para o desenvolvimento cognitivo e educacional das crianças.
“Poder contar com um laboratório equipado como esse, que além de ter essa estrutura física, também tem a parte tecnológica, já que foram fornecidos tablets com todas as experiências a serem aplicadas pelos professores, além de material reagente para as experiências científicas e um microscópio de alta resolução, é algo encantador para o município. Todo aluno que vem aqui se apaixona por tudo o que encontra. O que mais chama a atenção deles é o corpo humano, porque conseguem agora visualizar as fases embrionárias e toda a estrutura do corpo humano por dentro”, destaca Daniela.
Ainda conforme a diretora, as aulas nos laboratórios são planejadas e seguem uma abordagem diferente para cada turma. “A abordagem que temos para um aluno da educação infantil não é a mesma realizada com os alunos de séries mais avançadas. Por exemplo, os experimentos matemáticos não possuem química. Já os de ciência, têm reagentes que não podem ser manuseados por crianças. Então, temos abordagens diferentes. Mas, é importante destacar que a Secretaria da Educação também nos envia todos os equipamentos de proteção individual para que os trabalhos sejam realizados com segurança”, explica Daniela.
Todo o conteúdo de Matemática e Ciências visto em sala de aula, de forma teórica, é ensinado na prática no laboratório. A professora dos alunos do 5º ano da Emef Professora Izabel Cristina Santos Silva, Adriana Andrade, conta que os estudantes ficaram felizes com a inserção do laboratório e já é possível perceber os avanços individuais.
“Além de termos toda a parte teórica na sala de aula, depois trazemos eles ao laboratório para que possam observar cada parte do corpo humano, seus sistemas e funcionamento. Eu fiquei feliz demais quando a escola recebeu o laboratório, porque só veio a agregar ao trabalho do professor. E podemos ver também uma empolgação constante nos alunos. É visível e perceptível o quanto eles estão evoluindo. Só veio para agregar ao aluno”, enfatiza a educadora.
Alunos satisfeitos
Para Raíssa Rafaele, de 10 anos, aluna do 5º ano, as aulas no laboratório de Ciências e Matemática têm sido uma experiência única de aprendizado. “Eu estou achando muito bom, porque estou aprendendo mais e me desenvolvendo mais. E até quem ainda não consegue acertar as coisas de Matemática e Ciência está tendo a oportunidade de aprender mais. Eu gosto muito de aprender sobre o corpo humano”, afirma.
Amante das ciências, Gabriela Heloá Alves conta que está feliz em poder aprender sobre as partes do corpo humano. Para ela, a vivência das aulas em laboratório tornam tudo ainda mais “legal” de se estudar. “Eu gosto muito de aprender sobre o corpo humano, então estou achando tudo muito interessante. Estou aprendendo coisas novas de uma maneira legal, divertida”, destaca a aluna.
Da mesma forma ressalta a estudante Maria Clara Nunes, de 11 anos. “Eu tenho estudado muito sobre o corpo humano, e me chama muito a atenção o sistema respiratório. Eu estou gostando demais do laboratório, porque antes não tínhamos nada disso”, diz.
Para o aluno Marcos Felipo, de 11 anos, o que mais se destaca nas aulas dentro do laboratório são os experimentos matemáticos. “Poder participar dessas aulas tem melhorado muito meu entendimento da matéria. Vamos começar a fazer os testes e vamos conseguir desenvolver ainda mais”, acredita o jovem apaixonado pelas ciências exatas.
Nota dez nas duas disciplinas (Ciências e Matemática), a aluna Cindely Silva Dias, de 10 anos, conta que está fascinada pelas aulas práticas. “Eu acho muito legal porque aqui a gente aprende mais. Eu gosto muito de estudar o corpo humano, mas também gosto de matemática. Aqui no laboratório eu sinto que eu aprendo com mais facilidade”, confessa.
Foto: Sergio Silva/PMA