Com o objetivo de impulsionar ações voltadas à preservação do Parque Ecológico do Tramandaí, localizado no Bairro Jardins, o vereador Juvêncio Oliveira (DEM) solicitou à Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio de Indicação, medidas de precaução para a Área de Preservação Permanente (APP) da capital.
De acordo com o parlamentar, o Tramandaí precisa de uma atenção contínua, através de ações educacionais que aproximem a população dos conhecimentos ambientais. “Não é de hoje que essa luta é travada. Neste momento, precisamos unir forças e esforços para uma melhor gestão da cidade e qualidade de vida da população. O Tramandaí apresenta sua estrutura comprometida, pois além do assoreamento dos canais secundários, existe ainda a interferência da má conduta de muitos populares, que parecem desconhecer o perigo que o acúmulo de resíduos de forma irregular pode causar”, enfatiza Juvêncio.
Por mais que o Parque possua uma área de aproximadamente 25 mil m², o vereador lembrou aos outros pares, que ele foi criado com o objetivo de impor a preservação e conservação do mangue. “O Tramandaí é um testemunho vivo da cultura ambiental da nossa capital. Precisamos lembrar que nossa cidade nasceu sobre a planície costeira, de mangues e restinga”, comentou Juvêncio.
Ainda segundo o vereador, na APP é possível encontrar várias espécies botânicas, algumas delas típicas do ecossistema manguezal como: Mangue preto (Avicennia shaueriana), Mangue branco (Laguncularia racemosa) e Mangue vermelho (Rizophora mangle). O vereador comenta ainda, que apesar da contaminação por parte de efluentes domésticos é possível encontrar no Tramandaí crustáceos e pássaros. “Isso demonstra que existe vida no bioma e que ele deve ser preservado e estudado pela população, contribuindo”, finaliza.
Enviado pela assessoria