Referência na cultura sergipana, o músico Joaquim Antônio de Souza, mais conhecido como Joaquim Casaca de Couro, defende a implementação de projetos e eventos culturais nos bairros de Aracaju, voltados principalmente para as crianças e os jovens. A iniciativa também seria positiva para os artistas.
“É um sonho de todo artista sergipano a inclusão dos eventos, das oficinas e demais atividades culturais nos bairros de Aracaju. Isso é muito importante porque promove a inclusão social das crianças e jovens através da cultura, além de promover os artistas sergipanos e contribuir para movimentar a economia”, destaca Casaca de Couro.
Na música, Joaquim Casaca de Couro se destacou com sua banda ganhando sete prêmios ‘Sanfona de Ouro’, como melhor banda de forró do estado de Sergipe. A Banda Casaca de Couro ganhou também repercussão nacional com vários shows. Além disso, ele continua trabalhando com o teatro sergipano, onde a sua esposa, Lizete Feitoza, escreve os textos e roteiros e a banda realiza as direções musicais, todas envolvendo artistas sergipanos.
Joaquim Casaca de Couro também fez parte da Orquestra Sanfônica de Aracaju por 10 anos, desde o seu nascimento em Sergipe, por volta de 2004, viajando pelo estado de Sergipe e pelo Nordeste representando a cultura sergipana. “Mantenho sempre vivo em meu coração o desejo pelo que é autêntico, pela valorização da cultura e da educação de qualidade como modo de transformação social”, ressalta.
Foto: Gilton Rosas