A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Esporte e da Juventude, em parceria com a Fundat (Fundação Municipal de Formação para o Trabalho), Procon e Guarda Municipal, realizou, na tarde desta sexta-feira, 13, a inauguração do Centro da Juventude, localizado na Praça da Juventude, no Conjunto Augusto Franco. No local serão ofertados, inicialmente, três cursos de qualificação, entre eles informática básica, decupagem de roupas e criação de bijuteria. O número de cursos chegará a 10 até o final do ano, onde serão acrescentados inglês, espanhol, entre outros. Os cursos são ofertados para jovens com idade entre 15 e 29 anos. O Prefeito de Aracaju, João Alves Filho, ao lado do seu vice José Carlos Machado acompanharam o início dos trabalhos.
Como grande incentivador da formação profissional, o Prefeito João Alves Filho, declara que todos os bairros mereciam ter um centro como este. É um centro da juventude, mas ele, apesar dessa titulação muito objetiva, tem uma função muito ampla. Aqui vai sediar a guarda municipal, que não vai atender apenas aqui, mas todo o bairro. “Os Cursos são geridos pela FUNDAT, que tem tido um papel maravilhoso, não apenas na capital, mas para todo o Brasil. Muitas pessoas não sabem, mas a nossa Fundat está em primeiro lugar a nível nacional, que muito nos orgulha. Também temos uma área para palestras e encontro da comunidade, enfim, são vários elementos que se integram aqui”, lembra.
Toda a comunidade do conjunto Augusto Franco será beneficiada, seja através dos cursos ou através da qualidade de vida proporcionada pela presença da Guarda Municipal, que levará segurança aos moradores do local. Qualquer pessoa pode participar dos cursos, para isso é necessário ter a idade prevista pelo projeto, onde as inscrições podem ser feita na própria sede.
Bastante empolgado com a inauguração do centro, o secretário municipal da Juventude e do Esporte, Carlos Eloy, afirma que o objetivo do espaço é de oferecer aos jovens e para toda a comunidade a capacitação. “Nós percebemos que existem vagas no mercado de trabalho, só que existe grande carência de pessoas qualificadas, por isso estamos prestando esse serviço à comunidade. Esse é o primeiro núcleo do Centro da Juventude, que é uma parceria da Prefeitura entre as suas secretarias. Hoje foram iniciadas três aulas inaugurais de informática básica, bijuterias e decupagem de roupas. São 3 cursos, inicialmente, e até o final do ano chegaremos a dez, só resta agora, preencher estas vagas”, ressalta.
Para Glaucia Guerra, Presidente da Fundat, os cursos oferecidos terão como público alvo a clientela do centro da Juventude, onde jovens com idade entre 15 e 29 anos, que a faixa etária é atendida pela política nacional da Juventude. “Como aqui é um centro da Juventude, vamos oferecer cursos que fomentem a oportunidade da geração de renda, para que eles possam trabalhar. O objetivo é de oferecer cursos que ofereçam oportunidade no mercado de trabalho e aqueles outros que possam agregar um diferencial no exercício da sua profissão” declara.
O comandante da Guarda Municipal de Aracaju, Enilson Aragão, participou da solenidade e diz que a GMA pretende, com a base na Praça da Juventude, realizar o patrulhamento preventivo em todo o seu entorno, como também em algumas avenidas além de intensificar o patrulhamento preventivo, evitando que ocorra vandalismo ao patrimônio, que ocorra depredação. “Infelizmente as pessoas ainda insistem em não respeitar a construção de um espaço de lazer e esportivo, que só objetiva trazer qualidade de vida para a comunidade e a GM está aqui com o propósito de garantir a segurança das instalações e a segurança das pessoas” reforça.
O vereador de Aracaju, Max Prejuízo, diz que este é um momento importante e histórico para a nossa comunidade. Primeiro porque a Prefeitura, através da Fundat está gerando emprego para milhares de jovens através de cursos que vão fazer grande diferença nas atividades profissionais. Outro ponto importante é a presença da Guarda Municipal com um posto fixo. “A violência tem crescido de uma forma assustadora e nós do Augusto Franco estávamos necessitado desse acolhimento da Guarda. Claro que a violência precisa diminuir com a Prevenção, mas a presença da Guarda e com os cursos essa praça será revitalizada, pois sabemos que a juventude frequenta a praça, mas pra isso é preciso ter segurança e melhorar a qualidade de vida para a comunidade”, afirma.
Um dos beneficiados através do Curso de Informática, Luciano Bispo, diz que nunca imaginou ter um serviço tão bom e de tão fácil acesso. “Hoje encontramos tanta burocracia nas coisas e para mim foi uma feliz surpresa poder participar desse curso, que só vai acrescentar na minha vida profissional”, destacou Luciano.
Fotos: Marcos Borges